Depois de um dia de ondas minúsculas em Dixon Park, o Newcastle Surfest voltou a Merewether Beach, onde está situado o palanque principal do Burton Automotive Pro e Holmes Civil Projects Pro, etapas de 6.000 pontos do QS válidas pelas categorias masculina e feminina.
Em ondas de 1 metro e séries poucos maiores, Thiago Camarão, Marco Fernandez e Wesley Santos venceram suas respectivas baterias no round 2, enquanto Krystian Kymerson, Deivid Silva, Jadson André, Caio Ibelli e Miguel Pupo avançaram em segundo lugar.
Destaque para as dobradinhas entre Camarão e Ibelli, Wesley e Deivid. Na segunda delas, Ian Gouveia amargou o último lugar e deu adeus à prova junto com o norte-americano Michael Dunphy.
Também foram eliminados Samuel Pupo, Marcos Corrêa, Heitor Alves, Flavio Nakagima, Victor Bernardo, Bino Lopes e Yuri Gonçalves.
Aguardam seus confrontos Tomas Hermes, Matheus Herdy, Jessé Mendes, Wesley Leite, Alex Ribeiro e Weslley Dantas.
Na categoria feminina, a catarinense Tainá Hinckel não se deu bem na estreia e caiu no round 2 da prova, bem como Carol Henrique, brasileira naturalizada portuguesa. Agora, a esperança do Brasil no evento é Tatiana Weston-Webb, atleta criada no Havaí.