Nesta quinta-feira, a WSL aproveitou as boas condições do mar em Ribeira d´ilhas para acelerar o cronograma do EDP Billabong Pro Ericeira, etapa do Qualifying Series com 10.000 pontos em jogo.
Foram disputados os duelos pendentes da segunda fase e os 8 confrontos iniciais do round seguinte da prova.
Nos primeiros duelos do dia, apenas Adriano de Souza e Jadson André seguiram adiante, enquanto Jerônimo Vargas, Thiago Camarão, Lucas Silveira, Willian Cardoso e Flavio Nakagima foram eliminados.
Na sequência, Deivid Silva, Bino Lopes e Gabriel Medina entraram em ação e se adiantaram à quarta fase em Ericeira.
Bino obteve o maior somatório entre eles, com 13.90 pontos no duelo vencido pelo francês Joan Duru, autor de 15.87, mas Medina foi o único que venceu sua bateria, obtendo 13.07 pontos na disputa contra o francês Jorgann Couzinet, da Ilha Reunião, e os compatriotas Marco Fernandez e Mateus Herdy.
Fernandez chegou a ocupar a zona de classificação durante boa parte do tempo, mas levou a virada nos minutos finais e ficou atrás de Medina e Couzinet por apenas 7 centésimos.
Ainda pela terceira fase, Rafael Teixeira, Yago Dora e Tomas Hermes deram adeus à prova. Faltam apenas quatro confrontos para o término do round 3. Adriano de Souza está escalado no segundo deles, enquanto Jadson finaliza a rodada.