REMA

Phil vence em Itaúna

Tricampeão mundial de longboard, Phil Rajzman conquista título do pranchão no REMA Saquarema Surf Festival na Praia de Itaúna e ocupa vice-liderança no ranking do LQS.

0
Rajzman vence duas das três baterias e apresenta talento para levanta caneco do REMA.

O Finals Day do REMA WSL Saquarema Surf Festival contou com altas ondas, sol, praia cheia e disputas eletrizantes na Praia de Itaúna, em Saquarema. O tricampeão mundial, Phil Rajzman, venceu no Longboard após uma bateria de alto nível com mais dois brasileiros – Rodrigo Sphaier e Wenderson Biludo – e o uruguaio Julian Schweizer. Rajzman levou a melhor com 14 pontos contra 12.60 de Sphaier e mostrou o motivo de ser considerado um ídolo do surfe progressivo mundo afora e pelas manobras criativas.

No sábado, 19, foram conhecidos os campeões da 5ª edição do evento, que soma pontos importantes para o ranking regional sul-americano do Qualifying Series da World Surf League no QS 6.000, Pro Junior e Longboard Pro. A competição que teve início dia 12, reuniu nomes de peso do surfe da América do Sul e do mundo, além da nova geração na Capital Nacional do Surfe.

Rajzman venceu a primeira bateria na quarta-feira (16) e avançou para semifinal, disputada na sexta-feira (17), quando se classificou em segundo lugar. Na final deste sábado, também deu um show de surfe. O carioca que reside em Búzios (RJ) quando está no Brasil, soube garimpar a melhor onda e, já na primeira, fez 8.00 e assumiu a liderança da bateria. Com toda a sua experiência e controle absoluto da prancha, se soltou em mais uma boa onda e garantiu 6.00 e conquistou o primeiro lugar da competição.

Não foi uma vitória qualquer. Rajzman mostrou mais que superação por estar bem abaixo de seu desempenho físico e em processo de remissão de um Linfoma não Hodgkin. “Não tinha nenhuma expectativa de estar na final deste evento. Para mim somente o fato de estar aqui participando já é uma grande vitória, então só tenho a agradecer a Deus, familiares, meus amigos e para quem torceu por mim. Estou sem palavras ainda”, afirma emocionado, logo após sair da bateria. “Para mim é um resultado histórico. Superei o câncer no ano passado mas ainda estou em remissão por um ano e meio e quando faço a imunoterapia, fico muito debilitado. Espero que a minha história sirva de exemplo para que as pessoas que estejam passando por isso, não desistam, façam o que amam porque o momento é agora. Estou muito feliz, apesar de todos os desafios que tenho passado”, completa.

Phil Rajzman durante REMA na Praia de Itaúna, Saquarema (RJ).

Apesar de participar pela quarta vez do REMA WSL Saquarema Surf Festival, foi uma vitória inédita. Diante do bom resultado, Phil resolveu aproveitar sua estada no Brasil – atualmente reside no Havaí – e disputar a próxima etapa do QS, o Circuito Banco do Brasil de Surfe. “As coisas foram fluindo aqui em Saquarema e acabei me inscrevendo daqui para a próxima etapa em São Paulo. Vamos para São Sebastião e entrar na disputa por uma vaga no Mundial de Longboard. Quem sabe, mesmo diante de todo esse desafio que tenho passado, bora para Maresias agora”, ressalta Rajzman que fez parte da elite mundial por 25 anos, até 2022.

Equipamento diferenciado para manobras clássicas e progressivas

Ao longo de sua trajetória na divisão de elite do surfe mundial Rajzman também aprendeu com grandes shapers a produzir equipamentos que possibilitaram aumentar, ainda mais, sua performance. Desde 2007 vem trabalhando no desenvolvimento de pranchas até montar sua própria empresa, a Phil Rajzman Surfboards. E foi com a Purple Monkey que o tricampeão garantiu a vitória do REMA.

Com aproximadamente 6 kg, 9,4 pés, essa prancha híbrida permite fazer tanto o surfe clássico quanto o progressivo e se encaixou perfeitamente aos 95kg e 1,86m de altura de Rajzman para encarar as ondas de Saquarema nos últimos dias. “Uma das minhas características é unir o surfe clássico com o progressivo, então decidi vir com essa prancha que tem uma rabeta mais estreita. Normalmente no clássico usamos monoquilha, mas nesta prancha optei pela triquilha. As quilhas laterais ajudam mais na progressão, estabilidade e na caminhada, já a central é maior e permite fazer o surfe clássico, entre outros diferenciais”, explica Phil.

Resultado REMA WSL Saquarema Surf Festival 2025

Longboard Masculino
Campeão: Phil Rajzman
Vice: Rodrigo Sphaier

Longboard Feminino
Campeã: Chloé Calmon
Vice: Luana Soares

TOP 5 Qualifying Series – Longboard Masculino 2024/2025 (após duas etapas)
1 Ignacio Pignataro (URU) – 1.350 pontos
2 Phil Rajzman (BRA) – 1.200 pontos
3 Jefson Silva (BRA) – 1.150 pontos
4 Wenderson Biludo (BRA) – 1.000 pontos
4 Leonardo Esteves Martins (BRA) – 1.000 pontos

Aviso:O Waves está implementando novas regras para os comentários postados neste fórum. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da matéria em questão. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar abaixo você concorda com nossos termos de uso.
Os comentários postados não representam a opinião do portal Waves e a responsabilidade é inteiramente do autor de cada mensagem.