O Saquarema Surf Festival já tem 247 inscritos nas seis competições que serão disputadas entre 15 e 21 de novembro na capital nacional do surfe. O evento será realizado em memória ao bicampeão brasileiro Leo Neves. Ele faleceu em 2019, competindo nas mesmas ondas da Praia de Itaúna, onde vai acontecer o Pro QS 3000 masculino, o Pro QS 3000 feminino e as seletivas sul-americanas das categorias Pro Junior e Longboard para os mundiais da WSL.
Os limites de 128 participantes do Pro QS 3000 masculino, de 32 competidoras no feminino, de 32 atletas também na Pro Junior masculina e de 16 da feminina, já estão esgotados. Vinte e quatro homens e 4 mulheres ficaram numa lista de alternates, aguardando por desistências para entrarem na disputa pelos 3 mil pontos nos rankings regionais da WSL Latin America, que irão classificar 15 surfistas para o Challenger Series 2022. Serão 10 indicados para a categoria masculina e 5 para a feminina. Eles poderão disputar as vagas para a elite do CT no segundo semestre do ano que vem.
A quantidade total de 256 inscritos nas seis competições do evento ainda não foi atingida, porque restam poucas vagas para completar o limite de participantes no Longboard, 5 para atingir os 32 da categoria masculina e 4 para as 16 da feminina. Já no Pro Junior, o número de 71 inscritos impressionou, porém só 32 podem competir e 39 ficaram de fora, junto com 8 meninas que ultrapassaram a quantidade máxima de 16 participantes. Serão sete dias cheios de competição na Praia de Itaúna, com o longboard abrindo o evento.
Campeões mundiais – Os principais destaques da nova geração do surfe sul-americano, bem como grandes estrelas do longboard e do surfe mundial estarão presentes. Nas listas dos inscritos, há campeões mundiais do CT, como Adriano de Souza, do Pro Junior como o próprio Mineirinho e Caio Ibelli, Mateus Herdy e o atual, Lucas Vicente. No longboard os bicampeões Phil Rajzman e o peruano Piccolo Clemente.
Mateus Herdy conseguiu dois resultados excelentes esse ano. Ele foi convidado para participar da etapa do CT no México e se destacou ao chegar nas semifinais. Na semana passada, o catarinense repetiu esse terceiro lugar na terceira das quatro etapas do WSL Challenger Series 2021, o Pro France.
Vaga no CT 2022 – Com este resultado, Mateus subiu para o 17º lugar no ranking que classifica 12 surfistas para elite do CT 2022. O único brasileiro que está neste grupo no momento é outro grande talento da nova geração, João Chianca. Ele ocupa a sexta posição e vai competir em casa no Saquarema Surf Festival. Para Herdy, a última chance de entrar no G-12 é na grande final do Challenger Series, que será disputada em Haleiwa, de 26 de novembro a 7 de dezembro no Havaí.
“Eu vou pro tudo ou nada lá no Havaí”, afirmou Mateus Herdy. “Eu preciso de um bom resultado lá, então vou para ganhar o campeonato, independente de qualquer coisa”. O catarinense também está animado em voltar para Saquarema. Em 2019, ele foi convidado para disputar a etapa brasileira do CT lá, porém se contundiu antes de estrear e nem participou do evento. “Eu não voltei mais para Saquarema depois dessa contusão, então quero ir lá dessa vez para manter o ritmo de competição e me deixar mais preparado para Haleiwa”.