A Vans World Cup teve sequência neste sábado, em Sunset Beach, North Shore de Oahu, Havaí.
Em ondas de até 2,5 metros de face, os brasileiros Jadson André, Filipe Toledo, Italo Ferreira, Peterson Crisanto, Miguel Pupo, Jessé Mendes e Weslley Dantas seguiram adiante no último QS 10.000 da temporada.
Jadson garantiu a classificação no último minuto da bateria vencida pelo australiano Wade Carmichael e segue defendendo sua vaga no G-10 do Qualifying Series.
Outros que buscam a classificação e seguiram adiante foram Jessé Mendes e Miguel Pupo. Jessé chegou a perder a vaga provisória no G-10 para Soli Bailey, mas recuperou a posição ao avançar às oitavas.
Destaque também para as belas performances de Italo e Weslley, que descolaram 8.73 e 8.33 em suas melhores ondas, respectivamente.
As baixas do dia foram Bino Lopes, Tomas Hermes, Jerônimo Vargas, Deivid Silva, Lucas Silveira, Willian Cardoso, Caio Ibelli, Yago Dora, Ian Gouveia e Alejo Muniz, que era forte candidato a uma vaga na elite mundial.
O domingo deve ter ventos mais leves de nordeste e boas condições pela manhã, perdendo força durante a tarde. “Amanhã deve diminuir. Pode haver uma opção, mas estamos de olho no swell que vem para terça, quarta e quinta-feira. Há potencial para que esteja grande demais, fora de controle aqui em Sunset Beach, mas, ao finalizar hoje, isso nos leva a escolher aquela onda. Se não ficar muito grande, podemos marcar no último dia”, diz Marty Thomas, tour manager da WSL Hawaii / Tahiti Nui.
O início da próxima semana deve ser marcado por ondas pequenas, melhorando um pouco no decorrer da terça-feira. Um swell gigante de noroeste está previsto para bombar em Oahu nos dias 5 e 6 de dezembro (quarta e quinta), últimos dias do período de espera da Vans World Cup, mas as condições tendem a ficar fora de controle em Sunset.