US Open of Surfing 2023

Cinco brasileiros nas oitavas

Quatro homens e uma mulher representam o Brasil nas oitavas de final do US Open of Surfing 2023. Michael Rodrigues e Luana Silva avançam com vitórias.

0
Michael Rodrigues avança com vitória.

O Brasil segue vivo no US Open of Surfing 2023 com cinco atletas. Michael Rodrigues e Luana Silva venceram suas baterias nesta quinta-feira (3) na Califórnia (EUA). Além deles, Mateus Herdy, Deivid Silva e Jadson André estão classificados para as oitavas de final da etapa válida pelo circuito Challenger Series.

Clique aqui para ver as fotos

Clique aqui para ver o vídeo

O sexto dia do US Open of Surfing 2023 teve todas as baterias da terceira fase masculina e da segunda feminina. O pico californiano de Huntington Beach funcionou com ondas de 0,5 metro e séries maiores, lisa pela manhã e mexidas durante a tarde. A quinta-feira começou com as mulheres.

Luana Silva dominou a quarta bateria do dia. Em cinco minutos a brasileira já havia conquistado as notas 4.67 e 6.00 pontos com atuações de backside nas esquerdas de Huntington Beach. Luana trocou de nota perto da metade do confronto de 30 minutos. A surfista atuou de frontside e anotou 5.37. Naquele momento ela liderava com folga. A australiana India Robinson estava em segundo lugar e Sophia Medina em terceiro na necessidade de apenas 3.40 para avançar na competição. Em último estava a japonesa Nanaho Tsuzuki, que cometeu interferência em Luana e passou a contar com apenas uma nota no placar.

Luana Silva segue viva na etapa.

Luana Silva seguiu forte na bateria e trocou de nota outras duas vezes, inclusive marcando 6.93 pontos na melhor apresentação na bateria. Ela venceu. Sophia assumiu o segundo lugar perto dos dez minutos finais depois de conquistar 5.30, porém India retomou a posição com 5.30 e ampliou a diferença com 6.23 para garantir uma vaga nas oitavas de final. Sophia acabou eliminada (3ª) junto com Nanaho (4ª).

“Estou bem feliz por ter passado para a próxima fase”, disse Luana Silva. “Eu não tenho conseguido bons resultados esse ano, então passar essa bateria me motivou bastante, me dá mais confiança. Eu não quis ficar muito parada na bateria, tentei pegar bastante ondas e estou bem feliz que consegui vencer. Estou curtindo esse momento que estou na Califórnia e espero ter um bom resultado aqui, para subir mais no ranking”.

Silvana Lima participou do sexto confronto e teve muito dificuldade em achar ondas com potencial para boas notas. A brasileira voltou pro jogo perto dos cinco minuto finais, quando atou de frontside numa direita, porém a nota 5.37 pontos não foi suficiente para colocá-la nas primeiras posições. Ela terminou em quarto lugar e foi eliminada.

A portuguesa Teresa Bonvalot venceu o duelo. Ela se conectou com Huntington Beach desde o início da bateria e com pouco mais de dez minutos liderava com as notas 6.33 e 5.60 pontos. Em segundo ficou a norte-americana Zoe Benedetto. A francesa Vahine Fierro (3ª) foi eliminada junto com a brasileira.

Teresa Bonvalot no ataque em Huntington Beach.

Masculino – Michael Rodrigues ficou elétrico na quarta bateria masculina da quinta-feira. Em 12 minutos o brasileiro já havia surfado seis ondas e tinha 6.67 e 5.17 pontos como melhores notas, conquistadas nas esquerdas. No decorrer da disputas os adversários tentaram ameaçá-lo. O sul-africano Luke Thompson e o norte-americano Conner Coffin tinham uma nota na casa dos cinco pontos cada um. Crosby Colapinto, surfista dos Estados Unidos, tinhas duas na casa dos quatro.

Quando restavam oito minutos houve troca de notas. Melhor para Michael e Crosby. O brasileiro conquistou a maior nota do duelo (6.93) e se distanciou na liderança, e o norte-americano melhorou seu somatório com 6.40 e subiu da quarta para a segunda posição. Luke (3º) e Connor (4º) não conseguiram reverter a situação nos minutos finais e foram eliminados. Com a derrota o norte-americano anunciou a aposentadoria.

Primeira classificação masculina no dia – A terceira bateria dos homens na quinta-feira colocou dois brasileiros na água, Mateus Herdy e Ian Gouveia. O norte-americano Jett Schillling usou as esquerdas para anotar duas notas na casa dos sete pontos (7.00 e 7.43) na primeira metade do confronto. Nas duas atuações ele ele rasgou e bateu forte na junção.

Mateus e Ezekiel Lau também estavam bem na disputa. Em seis minutos o brasileiro marcou 6.00 pontos numa direita e 6.50 numa esquerda. Já o havaiano tinha 6.67 com melhor nota, conquistada com uma atuação aos três minutos. Ele surfou uma direita, executou duas rasgadas e um layback na junção.

Mateus Herdy está nas oitavas de final do US Open of Surfing.

Ian não conseguiu acompanhar o ritmo dos adversários. Ele chegou nos minutos finais com as notas 5.17 e 4.90 pontos, e precisava de 7.33 para seguir vivo na etapa. Quando restavam seis minutos para o fim, Ezekiel foi em busca dos 5.83 que precisava para avançar na etapa. O havaiano entrou numa esquerda, acelerou, passou uma seção com floater, bateu, rasgou duas vezes e deu outra pancada na pequena junção. Ele conquistou 5.53 e seguiu em terceiro lugar.

O líder Jett voltou a atuar de frontside. Ele voou com reverse, atacou a junção, depois virou para a direita e bateu chutando a rabeta acima do lip. A performance valeu 7.13 pontos e ele confirmou a vitória. Mateus avançou com a segunda posição. Ian chegou a marcar 6.33 pontos perto do final, mas terminou em último e foi eliminado junto com Ezekiel (3º).

Deivid também avança – Deivid Silva surfou na sétima disputa e cresceu na metade do duelo. Ele estava em último lugar, mas pegou duas esquerdas num curto espaço de tempo, manobrou forte e subiu para a primeira posição com as notas 6.67 e 4.70 pontos. O australiano George Pittar e o costa-riquenho Carlos Muñoz lutaram pela outra vaga. Carlos chegou a tirar George da segunda posição, porém o aussie ganhou ritmo, marcou 6.73 e assumiu a liderança. Deivid avançou em segundo lugar. Carlos (3º) e o havaiano Imaikalani deVault (4º) deram adeus à competição.

Deivid Silva avança em segundo lugar na última bateria do dia.

Jadson segue vivo – A bateria que fechou o dia foi muito disputada. O japonês Kanoa Igarashi chegou nos 15 minutos na frente do placar. Jadson, que começou com duas notas na casa dos quatro pontos, estava em segundo. Leo Casal ocupava o terceiro lugar, mas precisava de pouco para avançar. O norte-americano Nat Young estava tendo mais dificuldade do que os adversários para encontrar ondas boas no mar mexido de Huntington Beach.

Jadson trocou de nota logo depois da metade. Com 6.00 pontos ele assumiu a primeira posição. Leo executou um aéreo reverse, colocou mais 5.33 no somatório e pulou para a vice-liderança. Quando faltavam sete minutos pro fim, Kanoa pegou uma esquerda e fez vários ataques, até mesmo após passar por baixo do píer. Ele precisava de no mínimo 4.60 e marcou 6.93, subindo de terceiro para o primeiro lugar.

Perto do fim Nat marcou 6.37 pontos com três batidas e subiu de quarto para o terceiro lugar. Ele ainda precisava de 5.56 para avançar. Em último, Leo buscava 6.60 para chegar nas oitavas da etapa. Os dois ainda tentaram a virada, porém não alteraram as posições no confronto e foram eliminados. Kanoa venceu e avançou com Jadson.

Huntington Beach funciona com ondas de 0,5m e séries maiores na quinta-feira.

Mais baixas brasileiras – Além de Ian Gouveia, Leo Casal, Sophia Medina e Silvana Lima, o Brasil perdeu mais dois atletas. Samuel Pupo se despediu do evento em 25º lugar depois de ficar em último na primeira bateria da terceira fase masculina.

O brasileiro chegou perto da metade do confronto de 30 minutos em primeiro lugar, com as notas 5.17 e 4.90 pontos. Naquele momento o australiano Morgan Cibilic estava em terceiro lugar, mas entrou em ação e escovou uma esquerda de backside. Ele executou três batidas verticais para anotar 8.17, a maior nota do dia. Como ela já havia conquistado 6.67 na primeira apresentação, Morgan disparou na frente com 14.84 pontos no maior somatório da quinta-feira.

Nolan Rapoza pegou o segundo lugar do brasileiro aos 18 minutos. O norte-americano executou duas batidas retas de backside numa direita de Huntington Beach e virou com 6.17 pontos. Logo depois o também aussie Joel Vaughan voou com reverse de backside, marcou 6.20, subiu para a terceira posição e jogou o brasileiro para o último lugar. Dali pro final nenhum atleta trocou de nota e as posições foram mantidas.

Nolan Rapoza vira pra cima de Samuel Pupo.

A queda de Rafael – Rafael Teixeira foi eliminado na sexta bateria. Ele chegou na metade do confronto em segundo lugar, atrás do australiano Jacob Willcox. O norte-americano Jake Marshall estava em terceiro lugar e precisava ade 6.20 pontos para avançar no US Open of Surfing. O brasileiro conseguiu trocar de nota, porém Jake marcou 6.93 e assumiu a liderança. Jacob ainda conseguiu retomar a primeira posição e venceu.

Com o resultado Jacob se tornou o segundo surfista já classificado para o CT 2024 pelo ranking do CS. O primeiro foi o norte-americano Cole Houshmand. Rafael ficou em terceiro e finalizou sua participação no evento em 17º lugar. O francês Joan Duru (4º) também está fora da competição.

Próxima chamada – A próxima chamada para o US Open of Surfing acontece nesta sexta-feira (4), às 12h (de Brasília).

US Open of Surfing 2023

Round 3 Masculino

1 Morgan Cibilic (AUS) 14.84 x Nolan Rapoza (EUA) 11.94 x Joel Vaughan (AUS) 10.20 x Samuel Pupo (BRA) 10.10

2 Cole Houshmand (EUA) 12.40 x Reef Heazlewood (AUS) 11.07 x Shion Crawford (HAV) 9.30 x Jackson Baker (AUS) 4.63

3 Jett Schilling (EUA) 14.56 x Mateus Herdy (BRA) 12.50 x Ezekiel Lau (HAV) 12.20 x Ian Gouveia (BRA) 11.50

4 Michael Rodrigues (BRA) 13.60 x Crosby Colapinto (EUA) 10.93 x Luke Thompson (AFR) 10.40 x Conner Coffin (EUA) 9.10

5 Alister Reginato (AUS) 11.93 x Eli Hanneman (HAV) 11.63 x Kauli Vaast (FRA) 10.83 x Sheldon Simkus (AUS) 9.80

6 Jacob Willcox (AUS) 12.90 x Jake Marshall (EUA) 12.43 x Rafael Teixeira (BRA) 11.24 x Joan Duru (FRA) 11.04

7 George Pittar (AUS) 12.53 x Deivid Silva (BRA) 11.37 x Carlos Muñoz (CRI) 10.50 x Imaikalani deVault (HAV) 9.43

8 Kanoa Igarashi (JAP) 12.43 x Jadson André (BRA) 11.93 x Nat Young (EUA) 11.07 x Leo Casal (BRA) 10.10

Oitavas de final

1 Morgan Cibilic (AUS) x Reef Heazlewood (AUS)

2 Cole Houshmand (EUA) x Nolan Rapoza (EUA)

3 Jett Schilling (EUA) x Crosby Colapinto (EUA)

4 Michael Rodrigues (BRA) x Mateus Herdy (BRA)

5 Alister Reginato (AUS) x Jake Marshall (EUA)

6 Jacob Willcox (AUS) x Eli Hanneman (HAV)

7 George Pittar (AUS) x Jadson André (BRA)

8 Kanoa Igarashi (JAP) x Deivid Silva (BRA)

Round 2 Feminino

1 Nadia Erostarbe (ESP) 11.00 x Zoe McDougall (HAV) 10.13 x Gabriela Bryan (HAV) 10.00 x Zahli Kelly (AUS) 9.80

2 Ellie Harrison (AUS) 12.63 x Macy Callaghan (AUS) 10.87 x Sara Freyre (EUA) 9.67 x Sophie McCulloch (AUS) 9.50

3 Sawyer Lindblad (EUA) 14.27 x Bronte Macaulay (AUS) 11.53 x Erin Brooks (CAN) 9.07 x Bella Kenworthy (EUA) 8.93

4 Luana Silva (BRA) 12.93 x India Robinson (AUS) 11.53 x Sophia Medina (BRA) 9.50 x Nanaho Tsuzuki (JAP) 5.13

5 Daniella Rosas (PER) 11.93 x Sally Fitzgibbons (AUS) 11.00 x Sol Aguirre (PER) 10.80 x Amuro Tsuzuki (JAP) 8.77

6 Teresa Bonvalot (POR) 11.93 x Zoe Benedetto (EUA) 9.90 x Vahine Fierro (FRA) 9.20 x Silvana Lima (BRA) 8.40

7 Leilani McGonagle (CRI) 13.23 x Sarah Baum (AFR) 12.20 x Alyssa Spencer (EUA) 11.44 x Kirra Pinkerton (EUA) 8.93

8 Ariane Ochoa (ESP) 10.46 x Isabella Nichols (AUS) 10.37 x Nikki Van Dijk (AUS) 9.77 x Yolanda Hopkins (POR) 9.34

Oitavas de final

1 Nadia Erostarbe (ESP) x Macy Callaghan (AUS)

2 Ellie Harrison (AUS) x Zoe McDougall (HAV)

3 Sawyer Lindblad (EUA) x India Robinson (AUS)

4 Luana Silva (BRA) x Bronte Macaulay (AUS)

5 Daniella Rosas (PER) x Zoe Benedetto (EUA)

6 Teresa Bonvalot (POR) x Sally Fitzgibbons (AUS)

7 Leilani McGonagle (CRI) x Isabella Nichols (AUS)

8 Ariane Ochoa (ESP) x Sarah Baum (AFR)

Huntington Beach Longboard Classic 2023

Quartas de final femininas

1 Kelis Kaleopaa (HAV) x Rachael Tilly (EUA)

2 Sophia Culhane (HAV) x Lindsay Steinriede (EUA)

3 Soleil Errico (EUA) x Alice Lemoigne (FRA)

4 Honolua Blomfield (HAV) x Chloe Calmon (BRA)

Quartas de final masculinas

1 Taylor Jensen (EUA) x Edouard Delpero (FRA)

2 Tony Silvagni (EUA) x Kai Ellice-Flint (AUS)

3 Kaniela Stewart (HAV) x Taka Inoue (JPN)

4 Rogelio Jr Esquievel (PHL) x Richie Cravey (EUA)