As marolas voltaram a castigar os competidores durante a terceira fase do Vans US Open nesta quinta-feira (2), em Huntington Beach, Califórnia (EUA). Em ondas de até meio metro, foram disputadas todas as baterias da terceira fase e duas do quarto round.
Clique aqui para ver as fotos
Clique aqui para ver o vídeo
Adriano de Souza venceu a última bateria do dia e por enquanto é o único brasileiro já garantido na quinta fase. Yago Dora, que havia feito dobradinha com Mineiro no terceiro round, acabou eliminado após cometer interferência na bateria de abertura da rodada.
Outros brasileiros que seguem vivos na briga pelo título do QS 10.000 são Jadson André, Peterson Crisanto, Miguel Pupo, Italo Ferreira, Michael Rodrigues e Alejo Muniz. Estes ainda precisam passar pelo quarto round, que continuará a ser disputado nesta sexta-feira em Huntington Beach.
Tops da elite mundial, Adriano de Souza e Yago Dora foram os primeiros a entrar na água nesta quinta.
Yago mostrou entrosamento com as marolas e terminou em primeiro, com 12.04 no somatório. Com 11.60 no total, Mineiro foi o segundo. O havaiano Keanu Asing e o norte-americano Kei Kobayashi acabaram eliminados da competição.
Na oitava bateria do dia, em condições um pouco melhores, foi a vez de dois candidatos a uma vaga na elite mundial brilharem em Huntington.
O paranaense Peterson Crisanto anotou 8.30 e 6.10 para vencer a disputa que também classificou o potiguar Jadson André em segundo, com 7.83 e 6.30 em suas melhores ondas. Deram adeus ao evento o taitiano Mihimana Braye e o sul-africano Beyrick De Vries.
Outro candidato a uma vaga no CT, Miguel Pupo foi o carrasco dos brasileiros Bino Lopes e Victor Bernardo na sexta bateria da terceira fase, que também classificou o francês Jorgann Couzinet em segundo.
Na disputa seguinte, Italo Ferreira ficou o segundo na batalha vencida pelo havaiano Tanner Hendrickson.
O cearense Michael Rodrigues e o catarinense Alejo Muniz foram os últimos a garantir vaga. Com um aéreo salvador, Michael ficou em segundo na disputa vencida pelo aussie Cooper Chapman. Já Alejo foi o melhor na bateria que também classificou o defensor do título, o japonês Kanoa Igarashi.
Além de Yago Dora, Bino Lopes e Victor Bernardo, deram adeus ao evento nesta quinta-feira Heitor Alves, Jessé Mendes, Thiago Camarão e Deivid Silva.