O Brasil está confirmado nas quartas de final do Ballito Pro 2025. Lucas Silveira virou pra cima do norte-americano Taro Watanabe com um tubo profundo e garantiu um lugar nas fase dos oito melhores homens do evento sul-africano. Somente os homens competiram nesta sexta-feira (4). Mateus Herdy também competiu, porém foi eliminado. Quinto dia do evento válido pelo circuito Challenger Series teve todas as baterias das oitavas, e aconteceu em ondas irregulares com cerca de 1 metro em Willard Beach.
Clique aqui para ver as fotos
Clique aqui para ver o vídeo
Taro abriu a bateria de 35 minutos com forte batida. Logo depois ele acertou outra pancda chutando a rabeta. As notas foram 5.00 e 6.33 pontos. Lucas respondeu com uma rasgada. Ele ainda tentou uma batida, mas caiu da prancha. A atuação valeu 3.50 e ele passou a buscar 7.83 para vencer.
O brasileiro diminuiu a diferença aos nove minutos. Lucas rasgou forte, depois escalou uma espuma e fez outra curva para anotar 5.50 pontos. Com isso ele passou a precisar de 5.84 para avançar. O placar seguiu sem alteração até os 20 minutos, quando o brazuca desapareceu dentro de um tubo até sair e comemorar. A performance valeu 7.50 e a liderança.
Ver essa foto no Instagram
Lucas marcou o adversário nos últimos minutos. O brasileiro fez o uso da prioridade perto do minuto final, mas a onda não foi boa. Taro atuou logo depois, mas também não conseguiu mexer no placar. Lucas ficou com a prioridade e bloqueou o norte-americano a 35 segundos para o fim. Ele bateu chutando a rabeta e trocou 5.50 por 5.80 pontos. Taro ainda teve uma última oportunidade, mas só encontrou espaço para um floater longo e a nota 4.73 não evitou sua eliminação. Lucas avançou e enfrenta o australiano George Pittar nas quartas.
“As ondas não são fáceis de surfar, mas são muito parecidas com a praia onde surfo em casa”, disse Lucas. “Eu não estava esperando o tubo, mas quando aquela onda veio, estava super rasa e eu só segurei firme e encontrei a ‘doggy door’.”
Mateus fica em nono – Mateus Herdy foi o outro brasileiro que competiu nesta sexta-feira. Ele começou a primeira disputa do dia muito ativo, se movimentando no pico em busca de oportunidades. O atleta surfou as quatro primeiras ondas do confronto. Na quarta, aos quatro minutos, ele acertou forte ataque à junção da direita para anotar 5.50 pontos. Após a performance ele passou a ficar mais seletivo. Na sequência Luke foi entrando no ritmo do duelo. O sul-africano largou com 0.40, depois anotou 2.17 e 3.50 pontos.
O brasileiro se distanciou mais no placar aos 15 minutos com uma virada embaixo da crista. Mateus ainda tentou acertar a junção, mas teve pouco tempo para realizar o ataque de forma precisa e caiu da prancha. Com a nota 5.00 ele deixou Luke na necessidade de 7.00 pontos para vencer.
Luke virou o resultado em dois minutos. Aos 23 ele bateu duas vezes, a segunda escalando. No minuto seguinte o sul-africano voltou a acertar duas pancadas. Com as notas 4.83 e 6.83 pontos ele assumiu a liderança. Mateus ainda lutou muito para conquistar os 6.17 que precisava, porém não achou ondas com potencial e se despediu da prova em nono lugar.
Brasil no feminino – O Brasil também está representado na categoria feminina. Sophia Medina abre as oitavas de final contra a francesa Tya Zebrowski, e Laura Raupp finaliza o Round contra a australiana Macy Callaghan.
Próxima chamada e previsão das ondas – A próxima chamada para o Ballito Pro 2025 acontece neste sábado (5), às 2h15 (de Brasília). Previsão indica onda de 0,5 metro e séries maiores com vento terral pela manhã e lateral/maral à tarde.
Ballito Pro 205
Oitavas de final Masculino
1 Luke Thompson (AFR) 11.66 x 10.50 Mateus Herdy (BRA)
2 Eli Hanneman (HAV) 13.60 x 12.50 Lucas Cassity (MEX)
3 Shion Crawford (HAV) 10.27 x 9.86 Billy Stairmand (NZL)
4 Oscar Berry (AUS) 11.50 x 8.33 Matthew McGillivray (AFR)
5 Liam O’Brien (AUS) 13.00 x 5.47 Kade Matson (EUA)
6 Jorgann Couzinet (FRA) 10.33 x 9.26 Jacob Willcox (AUS)
7 Lucas Silveira (BRA) 13.30 x 11.33 Taro Watanabe (EUA)
8 George Pittar (AUS) 13.00 x 9.67 Bronson Meydi (IDN)
Quartas de final
1 Luke Thompson (AFR) x Eli Hanneman (HAV)
2 Shion Crawford (HAV) x Oscar Berry (AUS)
3 Liam O’Brien (AUS) x Jorgann Couzinet (FRA)
4 Lucas Silveira (BRA) x George Pittar (AUS)
Oitavas de final Feminino
1 Tya Zebrowski (FRA) x Sophia Medina (BRA)
2 Alyssa Spencer (EUA) x Sally Fitzgibbons (AUS)
3 Sierra Kerr (AUS) x Kiara Goold (TAI)
4 Nadia Erostarbe (ESP) x Teresa Bonvalot (POR)
5 Yolanda Hopkins (POR) x Eweleiula Wong (HAV)
6 Talia Swindal (EUA) x Anat Lelior (ISR)
7 Sol Aguirre (PER) x Francisca Veselko (POR)
8 Laura Raupp (BRA) x Macy Callaghan (AUS)