Ballito Pro 2025

Lucas e Mateus avançam na África

Lucas Silveira e Mateus Herdy avançam na África do Sul e colocam Brasil nas oitavas de final da categoria masculina do Ballito Pro 2025.

0
Lucas Silveira vira no fim e garante lugar nas oitavas de final do Ballito Pro 2025.

O quarto dia do Ballito Pro 2025 teve as oito baterias do Round 3 masculino e dois brasileiros passaram de fase e garantiram vagas nas oitavas de final. Lucas Silveira lutou muito na última disputa da fase e avançou em segundo lugar com duas ondas surfadas nos últimos minutos. Mateus Herdy também ficou em segundo lugar. O brazuca liderava o confronto e perto do fim viu o mexicano Lucas Cassity voar e vencer o confronto com nota 10. As mulheres não competiram no dia. O Brasil está representado na categoria por Sophia Medina e Laura Raupp. As duas estão classificadas para as oitavas de final. Quinta-feira (3) teve confrontos de 35 minutos realizados em direitas com pouco mais de 1 metro em Willard Beach.

Clique aqui para ver as fotos

Clique aqui para ver o vídeo

Mateus participou da segunda bateria da terceira fase. Samuel Pupo começou forte. O brasileiro rasgou e bateu forte na junção para anotar 6.83 pontos. O mexicano Lucas Cassity abriu com 0.50 e aos quatro minutos manobrou duas vezes para colocar 6.00 no placar. O atleta seguiu ativo e após três atuações fracas acertou um aéreo com rotação e abriu vantagem no placar com 6.10 pontos. A performance aconteceu aos dez minutos.

Mateus entrou no jogo aos 12 minutos. Após algumas tentativas ele acertou um aéreo e anotou 5.50 pontos em sua quarta onda surfada na bateria. Dois minutos depois ele voltou a decolar e assumiu a segunda posição com 6.57 pontos. Logo depois o norte-americano Dimitri Poulos entrou no jogo. Ele, que tinha 3.83 como melhor nota, conquistou 5.07 com dois ataques. Mateus respondeu na metade do confronto com outra decolagem que valeu 6.93 e a liderança.

Samuel pegou sua segunda onda no duelo aos 19 minutos. Ele acertou forte pancada e com 5.30 foi de quarto para o segundo lugar. Os atletas seguiram ativos, mas erravam muitas manobras e não alteravam o placar. O único que mexeu no somatório foi Lucas. O mexicano usou a prioridade a dois minutos do fim, acelerou, voou alto e aterrissou após rotação completa. Ele recebeu nota 10 de quatro juízes e 9.80 de um deles, ficando com a nota máxima. Com isso ele assumiu a liderança, venceu e avançou às oitavas de final com Mateus Herdy. Samuel caiu para a terceira posição e foi eliminado junto com Dimitri (4º). O próximo adversário de Mateus é o sul-africano Luke Thompson.

“Com certeza foi uma bateria difícil, fiquei bastante surpreso quando vi os nomes dois dias atrás”, disse Lucas. “Estou muito feliz agora. Eu sabia que tinha um seis apenas pelo meu aéreo, então optei por apenas esperar por uma boa onda. Acabou que a onda foi uma fechadeira enorme e eu sabia que se não fosse por ela, não conseguiria a pontuação, então estou feliz que deu certo”.

Lucas vira no fim – A oitava bateria também teve dois brasileiros na água. Eles competiram contra dois australianos. Lucas Silveira abriu o duelo com 4.17 pontos numa atuação para esquerda que teve rasgada e batida. Edgard Groggia entrou numa direita da série e anotou 5.77 com forte ataque à junção. Logo depois ele anotou 6.50 com rasgada e batida. Winter Vincente largou com 5.83 pontos. George Pittar colocou 5.60 na primeira atuação e na segunda conquistou 6.47 para se firmar em segundo lugar. Os atletas seguiram ativos e Winter bateu e executou um layback aos 11 minutos para assumir a liderança com 7.17 pontos.

George usou a prioridade aos 15 minutos, mas caiu da prancha após uma manobra. Logo depois ele achou outra direita e com três ataques conquistou 6.30 pontos e pulou do terceiro para o segundo lugar. Edgar recuperou a posição aos 24 minutos. O brasileiro bateu duas vezes. Ele necessitava de 6.27 e conquistou 6.40 pontos.

O aussie George foi para a virada a três minutos do fim. O surfista acertou dois ataques de frontside. Ele buscava 6.44 pontos, anotou 7.43 e assumiu a liderança. Winter decolou para tentar reassumir o primeiro posto, mas errou a manobra.

Lucas, que ficou em quarto lugar durante quase todo o tempo, seguiu lutando e reagiu no fim. Numa esquerda ele anotou 5.97 e passou a buscar 7.04 para avançar. Perto do minuto final ele fez dois fortes ataques na direita e com 7.07 pegou a segunda posição e garantiu uma vaga nas oitavas de final. George venceu e também se classificou, Winter (3º) e Edgard (4º) se despediram da prova. O próximo adversário de Lucas é o norte-americano Taro Watanabe.

Deivid eliminado – A outra eliminação brasileira do dia aconteceu na terceira bateria. Deivid Silva pegou sua primeira onda no confronto aos dez minutos. O brazuca bateu, rasgou e fechou a performance com floater. A nota 5.17 pontos era a maior até aquele momento e ele assumiu a liderança com uma única atuação. Deivid aumentou a diferença para os adversários aos 13 minutos. Ele bateu forte e colocou 4.60 no somatório.

O bicho pegou perto dos dez minutos finais. O japonês Hiroto Ohhara, que tinha 4.00 na melhor atuação, colocou mais 5.23 pontos no somatório. O havaiano Shion Crawfort rasgou e bateu para anotar 6.67, Douglas fez outro forte ataque de backside para trocar 4.60 por 5.27 pontos e o sul-africano Matthew McGillivray reagiu no confronto com um aéreo que valeu 6.83 pontos.

O havaiano seguiu em último lugar, mas a oito minutos do fim rasgou e bateu duas vezes na direita para assumir a liderança com 4.77 pontos. Deivid caiu para a segunda posição e logo depois para a terceira quando Matthew fez dois ataques linkados. O sul-fricano buscava 3.61 e conquistou 5.03 pontos.

Deivid tentou reagir a três minutos do fim. Ele usou a prioridade, rasgou duas vezes e atingiu a junção. O brasileiro buscava 6.18 para avançar, anotou 4.90 e foi aliminado junto com Hiroto (4º). O líder Shion ainda teve tempo de rasgar e decolar para inserir mais 7.50 no placar. Ele venceu o confronto. Matthew (2º) também garantiu lugar nas oitavas de final.

Próxima chamada e previsão das ondas – A próxima chamada para o Ballito Pro 2025 acontece nesta sexta-feira (4), às 2h15 (de Brasília). Previsão indica onda de 1 metro com séries maiores pela manhã, caindo para 0,5 a 1 metro no período da tarde. O vento deve ser o lateral.

Ballito Pro 205

Round 3 Masculino

1 Luke Thompson (AFR) 13.57 x Eli Hanneman (HAV) 12.83 x Frederico Morais (POR) 9.47 x Jackson Baker (AUS) 8.87]]

2 Lucas Cassity (MEX) 16.10 x Mateus Herdy (BRA) 13.50 x Samuel Pupo (BRA) 12.13 x Dimitri Poulos (EUA) 8.90

3 Shion Crawford (HAV) 14.17 x Matthew McGillivray (AFR) 11.86 x Deivid Silva (BRA) 10.44 x Hiroto Ohhara (JAP) 9.56

4 Oscar Berry (AUS) 14.50 x Billy Stairmand (NZL) 10.77 x Adin Masencamp (AFR) 9.23 x Oliver Zietz (HOL) 7.93

5 Kade Matson (EUA) 13.03 x Jacob Willcox (AUS) 12.60 x Maxime Huscenot (FRA) 12.17 x Callum Robson (AUS) 7.40

6 Jorgann Couzinet (FRA) 14.23 x Liam O’Brien (AUS) 11.50 x Jordan Lawler (AUS) 10.27 x Kyuss King (AUS) 6.63

7 Taro Watanabe (EUA) 13.90 x Bronson Meydi (IDN) 12.27 x Franco Radziunas (ARG) 9.70 x Charly Quivront (FRA) 9.67

8 George Pittar (AUS) 13.90 x Lucas Silveira (BRA) 13.04 x Winter Vincent (AUS) 13.00 x Edgard Groggia (BRA) 12.90

Oitavas de final

1 Luke Thompson (AFR) x Mateus Herdy (BRA)

2 Lucas Cassity (MEX) x Eli Hanneman (HAV)

3 Shion Crawford (HAV) x Billy Stairmand (NZL)

4 Oscar Berry (AUS) x Matthew McGillivray (AFR)

5 Kade Matson (EUA) x Liam O’Brien (AUS)

6 Jorgann Couzinet (FRA) x Jacob Willcox (AUS)

7 Taro Watanabe (EUA) x Lucas Silveira (BRA)

8 George Pittar (AUS) x Bronson Meydi (IDN)

Oitavas de final Feminino

1 Tya Zebrowski (FRA) x Sophia Medina (BRA)

2 Alyssa Spencer (EUA) x Sally Fitzgibbons (AUS)

3 Sierra Kerr (AUS) x Kiara Goold (TAI)

4 Nadia Erostarbe (ESP) x Teresa Bonvalot (POR)

5 Yolanda Hopkins (POR) x Eweleiula Wong (HAV)

6 Talia Swindal (EUA) x Anat Lelior (ISR)

7 Sol Aguirre (PER) x Francisca Veselko (POR)

8 Laura Raupp (BRA) x Macy Callaghan (AUS)