A brasileira Silvana Lima chegou perto do título do ISA World Surfing Games nesta terça-feira (10) em Miyazaki, Japão.
Clique aqui para ver as fotos
Clique aqui para ver o vídeo
Em ondas de meio metro e séries pouco maiores, Silvana ficou com a medalha de prata na decisão vencida pela peruana Sofia Mulanovich.
Também chegaram à final a sul-africana Bianca Buitendag, terceira colocada, e a norte-americana Carissa Moore, quarta.
Durante o confronto, Sofia chegou a perder preciosos minutos depois de ter a cordinha partida e buscar a prancha na areia.
A peruana retornou ao outside e viu Silvana, que até então tinha 2.77 e 7.60, bater na trave com 5.17, pulando da quarta para a segunda posição.
Mas o dia era mesmo da ex-Top da elite mundial, que pegou uma boa esquerda para trocar 5.67 por 7.20, disparando de vez na liderança com 13.80 pontos.
“Sinto como se estivesse em um sonho. É muito bom ganhar esta medalha, especialmente contra as melhores atletas do mundo”, comemora Sofia, campeã do mesmo ISA Games em 2004.
“Esse ouro significa muito para nós peruanos. Acabamos de ganhar duas medalhas nos Jogos Pan-Americanos e vencer aqui confirma essa ascensão do surfe latino-americano. Viemos para ficar!”, acrescenta.
Tati em quinto
Antes de superar Silvana Lima na finalíssima, Sofia Mulanovich frustrou a torcida brasileira ao impedir uma dobradinha verde-amarela na última bateria da da chave principal, deixando Silvana em segundo e Tatiana Weston-Webb em terceiro.
No mesmo confronto, Bianca Buitendag terminou em quarto e foi para a repescagem junto com Tati.
A nova chance deu certo para a sul-africana, mas não para a brasileira, que terminou em quarto lugar, atrás de Bianca (1a), Carissa Moore (2a) e Sally Fitzgibbons, que perdeu a segunda posição para Carissa nos instantes finais.
Resultado
1 Sofia Mulanovich (PER)
2 Silvana Lima (BRA)
3 Bianca Buitendag (AFR)
4 Carissa Moore (EUA)