SSXP Saquarema Pro

Hizunomê atinge nota máxima

Hizunomê Bettero completa tubo profundo e conquista nota dez no quinto dia do SSXP Saquarema Pro, etapa Circuito Profissional da CBSurf na Praia da Vila, Saquarema (RJ).

Hizunomê Bettero pega tubaço para tirar nota perfeita.

O SSXP – SuperSurf Experience – Saquarema Pro apresentado pela Prefeitura de Saquarema teve mais um dia mágico na Praia da Vila, com ondas perfeitas de 3-5 pés (1 metro e meio) na sexta-feira (8) de sol e praia cheia. Muitos tubos foram surfados durante as vinte baterias que definiram as oitavas de final masculinas. O mais espetacular foi o do Hizunomê Bettero, que ganhou a segunda nota 10 do Circuito Profissional da Confederação Brasileira de Surf – CBSurf. O show de surfe certamente vai continuar no sábado, com as oitavas de final abrindo o penúltimo dia.

O primeiro tubaço da sexta-feira foi surfado por Marcos Correa, logo na segunda bateria do dia, que valeu nota 8,67. Na disputa seguinte, outro paulista, o que ganhou a primeira nota 10 do evento, Odarci Nonato, pegou outro canudo de backside impressionante, que recebeu 9,17 dos juízes. Sete baterias depois, Hizunomê Bettero entrou numa onda atrás da pedra, mandou um rasgadão e já botou pra dentro, sumindo dentro do tubo e ressurgindo para ganhar o segundo 10 da temporada 2022 do Circuito Brasileiro Profissional da CBSurf.

“Foi mais um dia maravilhoso, com altas ondas e o 10 foi um presente de Deus. Com certeza, o Leo Neves (in memoriam) estava presente ali, com aquela mão abençoada dele e todos os ensinamentos que ele passou pra nós”, disse Hizunomê Bettero, que ainda somou uma nota 7,17, para se tornar o recordista absoluto do SSXP Saquarema Pro com os 17,17 pontos totalizados, ultrapassando os 16,10 do catarinense Walley Guimarães na segunda fase.

O surfista de Ubatuba está na briga direta pela liderança no ranking brasileiro da CBSurf. Hizunomê ficou em quinto lugar na primeira etapa e os quatro melhores em Alagoas, já perderam em Saquarema. O primeiro a cair foi o vice-líder, Messias Felix (CE), na sua estreia na Praia da Vila. Na sexta-feira, perderam o líder Mateus Sena (RN) e os semifinalistas em Maceió, Alex Ribeiro (SP) e Samuel Igo (PB), que dividiam o terceiro lugar no ranking.

Lucas Chumbo conquista nota 9.

Liderança do ranking – Com a classificação para as oitavas de final, Hizunomê Bettero e o baiano Yagê Araujo, que também perdeu nas quartas de final em Maceió (AL), já tiraram a terceira posição do paulista Alex Ribeiro e do paraibano Samuel Igo. Mas, para ultrapassar os 11.800 pontos que Mateus Sena ficou no ranking, Hizunomê e Yagê têm que chegar na grande final na Praia da Vila.

Outros três surfistas têm chances, mas só se vencer esta segunda etapa do Circuito CBSurf Pro no domingo, o cearense Cauã Costa e os potiguares Alan Jhones e Deyvson Santos. O surfista criado nas direitas de Baía Formosa, Alan Jhones, ganhou a primeira batalha por vagas para as oitavas de final na sexta-feira. Ele fez uma boa escolha de ondas para mostrar o seu surfe e somar notas 7,50 e 7,40. Mas, a vitória chegou a ser ameaçada no final, pelo carioca Vitor Ferreira, que passou em segundo lugar, eliminando o catarinense Caetano Vargas.

“Foi uma bateria boa. Acabei ficando sozinho na direita, que eu já tava monitorando desde o começo do dia e consegui pegar várias direitas”, disse Alan Jhones. “O Vitinho (Vitor Ferreira) ainda botou uma pressão no finalzinho tirando uma nota 8,0, mas o trabalho já estava feito e consegui sair campeão da bateria. Estou amarradão, mas mais feliz vou ficar se eu fizer uma final aqui em Saquarema, que é uma cidade totalmente voltada pro surfe. Já saiu o Mateus (Sena), o Messias (Felix), o Alex (Ribeiro), o Samuel Igo, então a briga está aberta e quem sabe eu saio desse campeonato como líder do ranking”.

Invictos do dia – Outro concorrente pelo primeiro lugar no ranking da CBSurf em Saquarema, o cearense Cauã Costa, foi um dos quatro únicos surfistas que venceram as duas baterias que disputaram no mar clássico da sexta-feira na Praia da Vila. Os outros são os paulistas Marcos Correa e Gabriel André e o catarinense Leo Casal. A segunda vitória de Cauã Costa foi sobre o novo recordista absoluto do evento, Hizunomê Bettero.

Alan Jhones é um dos destaques da sexta-feira.

“Estou amarradão por ter passado mais duas fases hoje. Rolou altas ondas desde cedo, a galera quebrando, teve 10, teve 9,17, em altos tubos aqui na Praia da Vila e agora é foco total para amanhã”, disse Cauã Costa. “Agora as baterias vão ser homem a homem e vai ganhar quem tiver a melhor estratégia. Só torcer para ter altas ondas, mas com certeza a Praia da Vila não vai decepcionar e é isso, vamos com tudo”.

Lucas Chumbo – Hizunomê Bettero avançou em segundo lugar nessa bateria, mas foi por pouco, porque Daniel Adisaka quase consegue a classificação no último minuto. A diferença entre os dois ficou em 11,77 a 11,47 pontos. Antes da segunda apresentação do nota 10 do dia, aconteceu uma das melhores baterias da sexta-feira. O campeão mundial de ondas gigantes, Lucas Chumbo Chianca, criado nas ondas da Praia da Vila, atacou forte uma esquerda com duas pancadas de frontside que valeram nota 9,00.

O bicampeão brasileiro Krystian Kymerson já havia começado bem a bateria com nota 8,33. Depois, pegou uma esquerda que formou a rampa para ele voar, fazer o giro no ar, aterrissar já emendando uma rasgada e fechando a onda com outro aéreo. Os juízes deram 7,60 para ele totalizar 15,93 pontos. Lucas Chumbo também arriscou os aéreos e somou um 7,00, para vencer por 16,00 pontos. Foi a terceira maior somatória do dia, abaixo apenas dos 17,17 do recordista Hizunomê Bettero e os 16,16 de outro paulista, Gabriel André.

“Foi mais uma grande bateria e, no quintal de casa, não tem coisa melhor”, disse Lucas Chianca. “Foi mais um dia mágico, com altas ondas, praia lotada, a CBSurf fazendo a alegria da galera e é uma honra estar aqui vivendo esse momento incrível, da volta de um Circuito Brasileiro forte, a volta pra Saquarema também e na praia que eu tanto amo, onde eu aprendi a pegar tubo, a surfar onda grande e a pegar esquerdas perfeitas”.

Oitavas de final – As oitavas de final vão abrir o sábado, que promete ser mais um dia de altas ondas na Praia da Vila. O primeiro duelo homem a homem será entre o potiguar Alan Jhones e o pernambucano Paulo Moura, vice-presidente da nova diretoria da Confederação Brasileira de Surf – CBSurf – comandada pelo presidente Teco Padaratz.

Na segunda batalha por vaga nas quartas de final, Marcos Correa (SP) enfrenta Vitor Ferreira (RJ). Depois, tem Gabriel André (SP) contra Deyvson Santos (RN), Yagê Araujo (BA) contra João Ferreira (SP), Krystian Kymerson (ES) contra Leo Casal (SC), o local da Praia da Vila, Lucas Chumbo Chianca (RJ), contra Luiz Mendes (SC), Cauã Costa (CE) contra Daniel Templar (RJ) e um duelo paulista entre Hizunomê Bettero e Cauã Gonçalves fecha as oitavas de final.

Esta primeira das duas etapas do SSXP – SuperSurf Experience – válidas pelo Circuito Brasileiro Profissional da CBSurf em 2022, é apresentada pela Prefeitura de Saquarema e patrocinada pela Dream Factory, Nicoboco, Silverbay, Fuwax, Surfland, com homologação da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e apoio da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ), da Associação de Surf de Saquarema (ASS) e divulgação do site Waves. O evento está sendo transmitido ao vivo pelo YouTube do SuperSurf XP e pelo site oficial.

Baterias do sábado

Oitavas de final

1 Alan Jhones (RN) x Paulo Moura (PE)

2 Marcos Correa (SP) x Vitor Ferreira (RJ)

3 Gabriel André (SP) x Deyvson Santos (RN)

4 Yagê Araujo (BA) x João Ferreira (SP)

5 Krystian Kymerson (ES) x Leo Casal (SC)

6 Lucas Chianca (RJ) x Luiz Mendes (SC)

7 Cauã Costa (CE) x Daniel Templar (RJ)

8 Hizunomê Bettero (SP) x Cauã Gonçalves (SP)

Quartas de final

1 Larissa dos Santos (CE) x Alexia Monteiro (SC)

2 Tainá Hinckel (SC) x Kemily Sampaio (SP)

3 Silvana Lima (CE) x Julia Santos (SP)

4 Mariana Areno (RJ) x Aysha Ratto (RJ)

Resultados da sexta-feira

Quarta fase

1 1-Caetano Vargas (SC), 2-Paulo Moura (PE), 3-Theo Fresia (RJ), 4-Luel Felipe (PE)

2 1-Marcos Correa (SP), 2-Alan Jhones (RN), 3-Arthur Assis (RJ), 4-Alex Ribeiro (SP)

3 1-Vitor Ferreira (RJ), 2-Odarci Nonato (SP), 3-Tales Araujo (SP), 4-Geovane Ferreira (SP)

4 1-Yage Araujo (BA), 2-Gabriel Klaussner (SP), 3-Thiago Eduardo (CE), 4-Renan Peres (SP)

5 1-Deyvson Santos (RN), 2-Kauê Germano (SP), 3-Uriel Sposaro (SC), 4-Bernardo Pigmeu (AL)

6 1-Gabriel André (SP), 2-João Ferreira (SP), 3-Pedro Nogueira (SC), 4-Daniel Costa (RN)

7 1-Leo Casal (SC), 2-Lucas Chianca (RJ), 3-Luan Carvalho (SP), 4-Walley Guimarães (SC)

8 1-Douglas Silva (PE), 2-Luiz Mendes (SC), 3-Mateus Sena (RN), 4-Luan Hanada (SP)

9 1-Diego Aguiar (SP), 2-Krystian Kymerson (ES), 3-Israel Junior (RN), 4-Yuri Gonçalves (SC)

10 1-Hizunomê Bettero (SP), 2-Cauã Gonçalves (SP), 3-Daniel Matos (BA), 4-Valentin Neves (RJ)

11 1-Weslley Dantas (SP), 2-Daniel Adisaka (SP), 3-Caio Knappi (RJ), 4-Leonardo Barcelos (SC)

12 1-Cauã Costa (CE), 2-Daniel Templar (RJ), 3-Raoni Monteiro (RJ), 4-Samuel Igo (PB)

Quinta fase

1 1-Alan Jhones (RN), 2-Vitor Ferreira (RJ), 3-Caetano Vargas (SC)

2 1-Marcos Correa (SP), 2-Paulo Moura (PE), 3-Odarci Nonato (SP)

3 1-Gabriel André (SP), 2-Yagê Araujo (BA), 3-Kauê Germano (SP)

4 1-João Ferreira (SP), 2-Deyvson Santos (RN), 3-Gabriel Klaussner (SP)

5 1-Leo Casal (SC), 2-Luiz Mendes (SC), 3-Diego Aguiar (SP)

6 1-Lucas Chianca (RJ), 2-Krystian Kymerson (ES), 3-Douglas Silva (PE)

7 1-Cauã Costa (CE), 2-Hizunomê Bettero (SP), 3-Daniel Adisaka (SP)

8 1-Cauã Gonçalves (SP), 2-Daniel Templar (RJ), 3-Weslley Dantas (SP)

Exit mobile version