No último dia 12 de junho, Dia dos Namorados, rolou a quinta edição do Paúba Super Tubos. O evento contou com a presença de grandes amantes desta onda tão desafiadora, que em condições normais já não é para qualquer um, e em condições extremas só para os mais experientes.
O dia amanheceu frio e o vento maral soprava intenso desde cedo, o que contrariou as previsões que apontavam ventos calmos pela manhã e mais intensos pela tarde, por volta do meio-dia. Mas o que presenciamos foi exatamente o contrário.
As baterias que rolaram pela manhã tiveram as condições mais difíceis, com mar bem mexido devido ao vento. As ondas ficaram balançadas e sem aquela formação que esperamos encontrar no pico, os tubos. Essas baterias foram pontuadas na sua maioria com manobras. Às vezes ondas de uma manobra só, aquela forte na junção.
No início da tarde, o sol apareceu de leve. Com o passar do tempo, o vento foi diminuindo, o que melhorou um pouco a formação das ondas. O mar também ganhou pressão e tamanho e alguns tubos pesados começaram a rodar.
Aqueles atletas que conseguiram passar para as fases finais do evento, tiveram que ter atitude para se jogarem nas bombas, a maioria delas fechando e complicadas de completar o drop. Rendeu muitos caldos e a galera vibrou na praia. É muito amor mesmo.
E não foram somente os atletas que demonstraram sua paixão por Paúba, o público amante do surfe demonstrou muito calor humano num dia frio, comparecendo em peso e vibrando muito na estreita faixa de areia da pequena praia.
Siga o Instagram @StokedSoulFilms e o canal Stoked Soul Films no YouTube.