Tunel Crew Shootout

Raoni é tricampeão

Raoni Monteiro domina séries pesadas de Itacoatiara, Niterói (RJ), e conquista terceiro título do Tunel Crew Shootout, competição exclusiva de tubos. Phil Rajzman é vice-campeão.

0

O Tunel Crew Shootout aconteceu na última terça-feira (29) na praia de Itacoatiara, Niterói (RJ). E o grande campeão da edição 2024 foi Raoni Monteiro, de Saquarema. O ex-top do CT comandou as ações do evento exclusivo de tubos, dominando as pesadas séries do pico Fluminense. Phil Rajzman, único a competir de pranchão, foi o vice.

O mar de Itacoatiara estava difícil e complicado, mas as ondas alucinantes com o swell possibilitaram um show de surfe. Raoni, além de levantar o caneco, conseguiu a melhor onda do dia, que lhe rendeu a nota 10 do evento.

“É irmão, a conexão está boa, todos os eventos aqui eu tenho conseguido me dar bem, consegui pegar as ondas. Acho que é um campeonato que é mais diversão do que competição, a gente entra na água para se divertir, para tentar pegar duas ondas boas que é o necessário, para gente poder somar os pontos ou passar as baterias. E, cara, não tem aquele estresse de marcar um ou outro, prioridade, não tem, é uma competição que é uma diversão. Aqui ninguém perde na real, aqui é uma confraternização fora d’água. A galera que compete a vida inteira, cada um foi morar num lugar, cada um foi trabalhar de uma coisa, mas nesse evento todo mundo se encontra, todo mundo se reencontra e é aquela confraternização e muito surfe”, diz Raoni.

Phil também brilhou ao longo da competição e mostrou toda sua técnica. Foi o primeiro a conquistar a nota mais alta da competição (8.00 pontos). Venceu as duas baterias (com comatório de 13.00 pontos) e avançou para semifinal (quando as notas foram zeradas) em uma emocionante virada em cima de Pedro Scooby e Pedro Calado. E na grande final, homem x homem, disputou com Raoni Monteiro.

“Esse foi meu retorno abençoado para as competições. Foi demais, alucinante. Estou muito feliz. Só tenho a agradecer. Os adversários eram cascas grossas e o mar estava bem punk, mas consegui ir para essa super final com Raoni e disputar com ele é lembrar a adolescência”, diz Phil.

Por ter terminado um tratamento de câncer recentemente e por não estar na sua melhor forma física, seguindo orientações médicas, Phil surfou de colete. Por toda a batalha que enfrentou neste ano, foi homenageado pela organização do evento ao receber o troféu. “Phil Rajzman é campeão moral dessa competição, ele venceu um câncer, acaba de sair de quimioterapia, ainda está em tratamento, dirigiu de Búzios até Itacoatiara e chegou na final de um campeonato desafiador como esse de tubos. Meus parabéns para esse grande guerreiro”, destaca Teo Cury, promotor do campeonato.

Formato de disputa – Foram 24 surfistas que formaram quatro baterias com seis atletas em cada. Rolaram dois rounds, sem perdedores, e a soma das duas melhores ondas entraram para o Leaderboard geral. Após a conclusão das duas rodadas iniciais, os seis melhores surfistas formaran duas baterias semifinais, com o melhor surfista de cada bateria avançando para a final homem x homem.

Tunel Crew Shootout 2024 

Campeão – Raoni Monteiro

Vice-campeão – Phil Rajzman

Melhor perfromance surfista local – Luca Nolasco

Melhor Vaca – Rafael Brasiliense

Melhor tubo –  Raoni Monteiro (única Nota 10 do evento)