Alex Ribeiro e Lucas Silveira são o Brasil nas oitavas de final do US Open of Surfing, primeira etapa do Circuito Challenger Series que dá 12 vagas na elite do esporte. Em mais um dia de ondas pequenas, com meio metro e séries maiores no pico de Huntington Beach, Califórnia (EUA), os dois avançaram e Edgard Groggia ficou pelo caminho.
Clique aqui para ver o vídeo
Clique aqui para ver as fotos
A quarta bateria do round 3 masculino foi a primeira com atuação de brasileiro na sexta-feira (24). O havaiano Ezekiel Lau não demorou para começar, e abriu com 4.17 pontos. Depois melhorou com 5.67 e 4.73. O japonês Hiroto Ohhara também ficou ativo no início, mas conseguiu só notas fracas.
Alex Ribeiro escolheu uma esquerda para começar. Com uma rasgada e uma batida de front no inside largou com 5.50 pontos. Depois encostou em Ezekiel no placar com outra esquerda, que no inside virou para a direita e valeu 4.73. Hiroto, enfim, achou uma onda que abriu e anotou 5.60, entrando na briga por uma vaga nas oitavas de final.
Quando restavam oito minutos para o fim, Hiroto usou a prioridade e foi até o inside, mas errou praticamente tudo que tentou. Alex também usou a prioridade instantes depois, mas não desperdiçou. Ele precisava de 4.91 pontos para assumir a liderança. O brasileiro acelerou na esquerda e voou com rotação, depois foi para o inside e acertou uma forte batida de backside.
A melhor apresentação na bateria valeu 7.33 pontos e a liderança para Alex. Ezekiel ainda tentou dar o troco, mas não conseguiu terminar em primeiro. Os dois se classificaram para as oitavas de final. Hiroto foi eliminado.
“No outside as ondas são mais gordas, então temos que tentar alguma coisa diferente. Então procurei por essa onda, uma esquerda perto do píer, que tem uma rampa de vez em quando. Eu estava na prioridade, então era só esperar por ela, que veio e me deixou mais tranquilo”, comenta Alex sobre a onda do aéreo reverse.
“Eu não fui bem no CT esse ano, mas tenho outra chance e estou aqui por bons resultados e para estar de volta ano que vem. A ideia é me divertir bateria a bateria, fazendo meu melhor. Em 2019 fiquei em 3º lugar aqui, e espero ir ainda melhor agora”. O próximo adversário do brasileiro é o norte-americano Nolan Rapoza.
O outro brasileiro garantido nas oitavas de final é Lucas Silveira. Ele avançou em segundo lugar na última bateria do dia. O norte-americano Kade Matson ficou muito ativo, pegou as melhores ondas e abriu boa vantagem para vencer. A briga pela segunda vaga ficou entre Lucas e Shane Syker.
O sul-africano chegou a ficar na frente do brasileiro, mas Lucas conquistou duas notas na casa dos quatro pontos (4.77 e 4.60) em sequência e garantiu o segundo lugar e um espaço nas oitavas de final. Lucas agora vai pra cima do norte-americano Cole Houshman, que eliminou Edgard Groggia.
Baixa brazuca – A penúltima disputa da terceira fase e da sexta-feira teve outro brasileiro. Edgard não começou bem e viu os adversários conquistarem notas na casa dos seis pontos. O japonês Kanoa Igarashi fez 6.17 pontos, e Cole Houshmand foi ainda melhor, com 6.83.
Mas o brasileiro se manteve ativo, colocou 3.83 pontos no somatório, e depois fez uma direita até o inside e anotou 4.83, para assumir a segunda posição, porém sem se distanciar muito de Kanoa. Edgard melhorou com 4.43. Mas Cole e Kanoa também subiram suas pontuações: o norte-americano fez 5.07 e o japonês assumiu a primeira posição com 6.43.
A situação piorou ainda mais para Edgard, pois Cole colocou mais 7.13 pontos no placar, reassumiu a primeira posição e deixou o brasileiro na necessidade de 7.77 para se classificar. Edgard tentou, mas o melhor que conseguiu nas últimas cinco tentativas foi 3.47 e ele foi eliminado.
Liam e Griffin vivos – Quem também segue vivo no US Open of Surfing é Liam O’Brien. O australiano, vice na prova de 2019, ficou em segundo lugar no sexto duelo masculino do dia.
O vencedor foi o integrante do CT, Griffin Colapinto, terceiro colocado na mesma etapa de 2019. O norte-americano estava em último até os segundos finais, quando achou uma esquerda, que virou direita, e fez 8.00 pontos, a maior nota da sexta-feira. Pior para o neozelandês Billy Stairmand, que perdeu a vaga nas oitavas de final.
Feminino – Nesta sexta-feira também foram realizadas as oitavas de final das meninas, e Bettylou Sakura Johnson foi a melhor do dia. A havaiana competiu na última bateria do round, e superou a norte-americana Alyssa Spencer com a maior nota (7.67) e o maior somatório (14.50) do dia entre elas.
Bettylou enfrentará a atleta da elite, a norte-americana Courtney Conlogue nas quartas de finais. A outra atleta do CT viva na competição é Caroline Marks, que nesta sexta superou a australiana Dimity Stoyle. Na bateria que vale vaga nas semifinais, Caroline vai pra cima da havaiana Gabriela Bryan.
Próxima chamada – A próxima chamada para a etapa acontece neste sábado (25), às 11h30 (de Brasília).
Assista às disputas ao vivo aqui no Waves.
US Open of Surfing
Round 3 Masculino
1 Shun Murakami (JPN) 12.86, Callum Robson (AUS) 11.33, Imaikalani deVault (HAV) 10.83
2 Mihimana Braye (TAH) 10.84, Jake Marshall (EUA) 6.87, Vasco Ribeiro (POR) 5.47
3 Kolohe Andino (EUA) 14.50, Nolan Rapoza (EUA) 13.60, Patrick Gudauskas (EUA) 12.90
4 Alex Ribeiro (BRA) 12.83, Ezekiel Lau (HAV) 12.10, Hiroto Ohhara (JPN) 7.77
5 Alonso Correa (PER) 12.26, Cam Richards (EUA) 11.07, Lucca Mesinas (PER) 9.60
6 Griffin Colapinto (EUA) 13.3, Liam O’Brien (AUS) 11.17, Billy Stairmand (NZL) 10.86
7 Cole Houshmand (EUA) 13.96, Kanoa Igarashi (JPN) 12.60, Edgard Groggia (BRA) 9.26
8 Kade Matson (EUA) 12.33, Lucas Silveira (BRA) 9.37, Shane Sykes (AFR) 8.07
Oitavas de final
1 Shun Murakami (JPN) x Jake Marshall (EUA)
2 Mihimana Braye (TAH) x Callum Robson (AUS)
3 Kolohe Andino (EUA) x Ezekiel Lau (HAV)
4 Alex Ribeiro (BRA) x Nolan Rapoza (EUA)
5 Alonso Correa (PER) x Liam O’Brien (AUS)
6 Griffin Colapinto (EUA) x Cam Richards (EUA)
7 Cole Houshmand (EUA) x Lucas Silveira (BRA)
8 Kade Matson (EUA) x Kanoa Igarashi (JPN)
Oitavas de final Femininas
1 Caroline Marks (EUA) 9.77 x 5.73 Dimity Stoyle (AUS)
2 Gabriela Bryan (HAV) 10.76 x 9.64 Vahine Fierro (FRA)
3 Sawyer Lindblad (EUA) 11.67 x 10.93 Macy Callaghan (AUS)
4 Coco Ho (HAV) 10.67 x 7.27 Sarah Baum (AFR)
5 Sara Wakita (JPN) 12.17 x 11.34 Ariane Ochoa (ESP)
6 Caitlin Simmers (EUA) 12.83 x 8.76 Yolanda Hopkins (POR)
7 Courtney Conlogue (EUA) 13.00 x 11.57 Philippa Anderson (AUS)
8 Bettylou Sakura Johnson (HAV) 14.50 x 8.17 Alyssa Spencer (EUA)
Quartas de final
1 Caroline Marks (EUA) x Gabriela Bryan (HAV)
2 Sawyer Lindblad (EUA) x Coco Ho (HAV)
3 Sara Wakita (JPN) x Caitlin Simmers (EUA)
4 Courtney Conlogue (EUA) x Bettylou Sakura Johnson (HAV)