Lucas Silveira é o Brasil nas quartas final do US Open of Surfing. O atleta conquistou a vaga perto do último minuto da bateria, quando assumiu a liderança e o adversário norte-americano, que surfou a onda de trás da série, perdeu por um décimo.
Clique aqui para ver o vídeo
Clique aqui para ver as fotos
Neste sábado (25) foram realizadas as quartas de final femininas e as oitavas masculinas em ondas de meio metro com séries maiores no pico de Huntington Beach, Califórnia (EUA). O Brasil começou o dia com dois atletas, mas só um segue vivo na competição.
O duelo de Lucas Silveira foi o penúltimo da fase e começou ruim para o brasileiro. O norte-americano Cole Houshmand iniciou com duas notas na casa dos seis pontos (6.50 e 6.00), enquanto o brasileiro fez duas na casa dos cinco (5.30 e 5.00). Na necessidade de 7.20, o brazuca correu atrás, mas apenas diminuiu a diferença com 6.07.
Lucas ficou precisando de 6.44 pontos no final e perto do fim fez uma batida forte de backside, além de uma junção de front no inside. O adversário ainda pegou a onda de trás e trocou de nota. Lucas fez 7.33 e virou, e Cole fez passou a precisar de 6.91. A nota do norte-americano foi 6.90 e o brazuca partiu para as quartas de final.
“Eu precisava fazer uma manobra grande lá fora, mas tentei manter a calma e sabia que eu tinha que pegar uma onda mais cavada e limpa pra conseguir uma nota mais alta”, disse Lucas Silveira. “O Cole (Houshmand) começou superbem e a turma dele estava dando parabéns a ele e tudo. Mas, essas baterias acirradas são sempre difíceis. Na real, essa foi a primeira bateria que eu ganhei no evento, pois só tava passando no limite, em segundo. Acho que fui um dos últimos a ganhar vaga para o Challenger e já estou nas quartas de final aqui no US Open, então mostra que sou um bom surfista em ondas pequenas também né (risos)”.
Baixa brasileira – O outro brazuca que competiu no dia foi Alex Ribeiro. Ele participou da quarta bateria das oitavas de final e perdeu. A disputa começou com os dois surfistas errando.
Depois Nolan Rapoza pegou uma direita, abriu com uma batida de back e fez um aéreo reverse de front no inside. A nota foi 6.00 pontos. Alex tentou dar o troco nas ondas seguintes, mas errou. Na sequência o brasileiro tentou se impor com uma esquerda, mas errou a segunda manobra no inside e conseguiu 4.17.
Após alguns minutos sem ação, Alex pegou uma esquerda e abriu com um aéreo reverse, depois fez mais algumas curvas até fechar a apresentação com uma batida de backside. A nota 6.17 pontos o colocou em primeiro lugar, mas Nolan deu o troco rapidamente e reassumiu a liderança com 5.53.
Restavam ainda 12 minutos para o fim da bateria, mas as ondas pararam de aparecer em Huntington Beach e Alex não conseguiu os 5.36 pontos que precisava. Ele acabou eliminado do US Open of Surfing.
Melhores do masculino – Os melhores surfistas masculinos no dia foram o australiano Callum Robson e o norte-americano Griffin Colapinto. Callum fez a maior nota (8.00), enquanto Griffin fez o maior somatório (15.16).
Feminino – As semifinalistas já estão definidas. A havaiana Gabriela Bryan, autora da maior nota do dia (7.43), enfrenta a havaiana Coco Ho na primeira disputa. Na segunda, a norte-americana Courtney Conlogue, dona do maior somatório do sábado (14.50), encara a conterrânea Caitlin Simmers.
Próxima chamada – A próxima chamada para o US Open of Surfing acontece neste domingo, às 12h (de Brasília).
Assista às disputas ao vivo aqui no Waves.
US Open of Surfing
Oitavas de final masculinas
1 Jake Marshall (EUA) 11.67 x 10.90 Shun Murakami (JPN)
2 Callum Robson (AUS) 15.00 x 13.73 Mihimana Braye (TAH)
3 Kolohe Andino (EUA) 13.94 x 12.93 Ezekiel Lau (HAV)
4 Nolan Rapoza (EUA) 11.53 x 11.00 Alex Ribeiro (BRA)
5 Liam O’Brien (AUS) 12.17 x 5.10 Alonso Correa (PER)
6 Griffin Colapinto (EUA) 15.16 x 13.20 Cam Richards (EUA)
7 Lucas Silveira (BRA) 13.40 x 13.40 Cole Houshmand (EUA)
8 Kanoa Igarashi (JPN) 13.60 x 12.74 Kade Matson (EUA)
Quartas de final
1 Jake Marshall (EUA) x Callum Robson (AUS)
2 Kolohe Andino (EUA) x Nolan Rapoza (EUA)
3 Liam O’Brien (AUS) x Griffin Colapinto (EUA)
4 Lucas Silveira (BRA) x Kanoa Igarashi (JPN)
Quartas de final Femininas
1 Gabriela Bryan (HAV) 14.26 x 10.93 Caroline Marks (EUA)
2 Coco Ho (HAV) 8.94 x 8.50 Sawer Lindblad (EUA)
3 Caitlin Simmers (EUA) 11.43 x 6.57 Sara Wakita (JPN)
4 Courtney Conlogue (EUA) 14.50 x 12.07 Bettylou Sakura Johnson (HAV)
Semifinais
1 Gabriela Bryan (HAV) x Coco Ho (HAV)
2 Caitlin Simmers (EUA) x Courtney Conlogue (EUA)