O Instituto Superação: Formação pelo Esporte recebeu o campeão olímpico e mundial de surfe Italo Ferreira para um bate-papo com aproximadamente 200 alunos na Escola Estadual Thomazia Montoro, em São Paulo (SP). O atleta conheceu o trabalho do Instituto e participou das atividades com os estudantes do ensino fundamental. Italo contou um pouco de sua trajetória de superação e sucesso no esporte.
Italo, que também mantém um Instituto com seu nome em Baía Formosa (RN), destacou a importância do trabalho social pelo esporte. “Quando cheguei vi sorrisos cheios de amor e carinho. Estar aqui foi muito especial. Foi especial mostrar a medalha para eles, pois é uma maneira de incentivá-los a sonhar não só no esporte, mas na vida pessoal também, sendo um profissional de sucesso em qualquer área. É ter grandes sonhos e nunca desistir”, diz.
Ferreira tem uma linda história de superação. Foi campeão mundial de surfe em 2019 e dois anos depois se tornou o primeiro atleta no mundo a conquistar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos (Tóquio 2020). O atleta é filho de pescador e desde cedo ajudou o pai no trabalho, por isso seu encanto pelo mar começou ainda na infância. Quando começou a surfar, Italo usava uma tampa de isopor na praia de Baía Formosa. As conquistas do atleta são um reflexo de anos de dedicação, treino, resiliência e disciplina.
O encontro inspirou os alunos da Escola Estadual Thomazia Montoro. “Adorei a visita dele. Uma pessoa super simpática e que tirou um tempo pra vir aqui trazer essa esperança e motivação para seguirmos os nossos sonhos, seja no esporte ou em outras áreas da vida”, fala Maria Eduarda Jardim Souza, aluna do 9 ano e do Instituto.
O Instituto Superação possui missão de contribuir com a formação pessoal de crianças e adolescentes, desenvolvendo competências socioemocionais por meio da integração entre a educação e esporte. Atualmente atende 1.799 alunos e alunas, de 67 escolas públicas, localizadas em 13 municípios dos estados de SP e MG.
“A dedicação e trajetória do Italo são um verdadeiro exemplo de superação, pois isso, foi emocionante presenciar a empolgação das crianças quando elas o conheceram. A visita dele não apenas encheu nossos jovens de entusiasmo, ela também os motivou a buscar a excelência tanto na educação quanto no esporte”, conta Joana Miraglia, diretora do Instituto.