Por apenas uma pequena diferença, a australiana Stephanie Gilmore superou a havaiana Tatiana Weston-Webb na finalíssima do Rip Curl Women’s Pro Bells Beach.
Clique aqui para ver as fotos
Clique aqui para ver o vídeo
A batalha foi eletrizante e Stephanie liderava com 7.00 e 7.17, até levar um sufoco de Tati nos minutos finais. A brasileira criada no Havaí surfou a sua melhor onda e diminuiu a diferença com 7.37. Até então, ela precisava de 7.77 para reverter a situação.
Tati voltou a tentar a virada no fim, quando Stephanie tinha a prioridade e abriu mão de uma direita intermediária. Precisando de 6.80, a atleta não desperdiçou a chance e atacou bem a onda até o inside, mas os juízes deram 6.57.
“Foi diferente esse evento pra mim, porque ele foi se desenvolvendo com todo o foco no Mick (Fanning), então isso tirou um pouco da pressão na gente”, afirma Stephanie, que assumiu a liderança do Championship Tour com o resultado.
“Era como se nada mais importasse no restante do evento e acho que os momentos mais estressantes da minha bateria foram quando o Mick estava remando para a dele. Acho que ver o quanto ele estava calmo e relaxado, aliviou a pressão em mim, pois ela estava toda sobre ele. Estou feliz que, no meio de todas essas emoções, eu consegui me concentrar em pegar boas ondas para vencer mais uma vez aqui em Bells Beach”, relata a hexacampeã mundial.
Com os 7.800 pontos do vice-campeonato, Tatiana Weston-Webb subiu da 13.a para a quinta colocação no Tour. Na semifinal, ela não teve dificuldades para vencer a brasileira Silvana Lima, que não repetiu as boas atuações das fases anteriores e acabou em terceiro.
Em boas ondas de 1 metro e séries maiores, Silvana teve dificuldade para mostrar o que sabe e viu a havaiana levar a melhor com notas 5.50 e 7.50, contra apenas 3.17 e 1.93 da brasileira.
“Mesmo sem sair com a vitória o sentimento é incrível”, diz Webb. “Amo vir para Bells e o suporte da torcida aqui é incrível. Gostaria de agradecer a todos os fãs que vieram tão cedo e encararam esse frio. Minhas pranchas estão ótimas e isso só aumenta minha confiança para as próximas etapas”, afirma a atleta, que também parabenizou Italo pela vitória.
“Estou orgulhosa também por ser goofy-footer, especialmente porque Italo trouxe a vitória para nós. Goofy-footers definitivamente têm uma parada dura aqui em Bells, mas eu quase consegui. Quem sabe no próximo ano”.
Empatadas em terceiro lugar no Rip Curl Pro Bells Beach, Caroline Marks foi da quinta para a terceira posição no ranking e Silvana Lima saiu do nono para o sétimo lugar.
Rip Curl Women’s Pro 2018
Semifinais
1 Tatiana Weston-Webb (HAV) 13.00 x 5.10 Silvana Lima (BRA)
2 Stephanie Gilmore (AUS) 17.00 x 15.44 Caroline Marks (EUA)
Final
Stephanie Gilmore (AUS) 14.17 x 13.94 Tatiana Weston-Webb (HAV)
Ranking do CT depois de duas etapas
1 Stephanie Gilmore (AUS) – 14.745 pontos
2 Lakey Peterson (EUA) – 13.085
3 Caroline Marks (EUA) – 10.830
4 Carissa Moore (HAV) – 9.490
5 Tatiana Weston-Webb (HAV) – 9.190
5 Keely Andrew (AUS) – 9.190
7 Silvana Lima (BRA) – 9.170
8 Tyler Wright (AUS) – 7.830
8 Johanne Defay (FRA) – 7.830
10 Sally Fitzgibbons (AUS) – 7.475
10 Malia Manuel (HAV) – 7.475