Está chegando a hora dos atletas da elite voltarem às disputas do CT. No próximo dia 28 de maio abre a janela para a realização do Pro G-Land, a primeira etapa após o corte da WSL, que contará com menos surfistas e disputas do que as cinco provas anteriores da temporada.
O Brasil contará com oito surfistas, sete deles na categoria masculina. A primeira fase dos homens terá oito baterias de três atletas, quatro a menos do que acontecia anteriormente. Na feminina serão apenas quatro disputas também entre três participantes, duas a menos do que a primeira metade da temporada 2022.
Jadson André será o primeiro homem brasileiro a competir na etapa da Indonésia. Ele terá dois adversários especialistas em ondas tubulares, como é o caso da esquerda de G-Land: o australiano Jack Robinson e o norte-americano Kelly Slater. O duelo é o segundo da primeira fase.
O líder do ranking, Filipe Toledo, compete no quarto confronto contra o norte-americano Nat Young e o indonésio, convidado para a etapa, Rio Waida. A bateria seguinte contará com Italo Ferreira, Caio Ibelli e o sul-africano Matthew McGillivray.
O sétimo duelo também terá dois brasileiros. Os irmãos Samuel e Miguel Pupo vão pra cima do havaiano Barron Mamiya. A última bateria terá o retorno de Gabriel Medina. Os adversários dele são o australiano Callum Robson e o havaiano Seth Moniz.
A única representante brasileira na categoria feminina, Tatiana Weston-Webb, participará da quarta e última bateira do Round 1. A australiana Tyler Wright e a norte-americana Lakey Peterson estão na disputa.
Confira a lista com todas as baterias iniciais do Pro G-Land:
Round 1 masculino
1 Ethan Ewing (AUS) x Jordy Smith (AFR) x Jake Marshall (EUA)
2 Jack Robinson (AUS) x Kelly Slater (EUA) x Jadson Andre (BRA)
3 John John Florence (HAV) x Kolohe Andino (EUA) x Jackson Baker (AUS)
4 Filipe Toledo (BRA) x Nat Young (EUA) x Rio Waida (IDN)
5 Italo Ferreira (BRA) x Caio Ibelli (BRA) x Matthew McGillivray (AFR)
6 Kanoa Igarashi (JPN) x Griffin Colapinto (EUA) x Connor O’Leary (AUS)
7 Barron Mamiya (HAV) x Miguel Pupo (BRA) x Samuel Pupo (BRA)
8 Gabriel Medina (BRA) x Callum Robson (AUS) x Seth Moniz (HAV)
Round 1 feminino
1 Isabella Nichols (AUS) x Courtney Conlogue (EUA) x Stephanie Gilmore (AUS)
2 Brisa Hennessy (CRI) x Johanne Defay (FRA) x Bronte Macaulay (AUS)
3 Carissa Moore (HAV) x Gabriela Bryan (HAV) x Sally Fitzgibbons (AUS)
4 Tyler Wright (AUS) x Lakey Peterson (EUA) x Tatiana Weston-Webb (BRA)