A direção de prova do Maui Pro, última etapa do CT Feminino, antecipou a folga no domingo e anunciou que a disputa deve começar nesta segunda-feira (26), em Honolua Bay, Havaí.
A janela de espera vai até o dia 6 de dezembro na ilha de Maui. O evento decide a nova campeã mundial e a taça está entre Stephanie Gilmore e Lakey Peterson.
“O swell que vai quebrar em Jaws na realidade é muito bom para Honolua também”, diz Jessi Miley-Dyer, comissária do Tour Feminino. “Provavelmente o evento deve começar na segunda e rolar na terça também, com ondas por volta de 2,5 metros, talvez até maiores. Vamos coroar a campeã rapidamente”.
Líder do ranking, a australiana Stephanie Gilmore está com a mão na taça e bem perto de igualar o recorde de sete títulos mundiais de Layne Beachley.
Se chegar até as semifinais, Gilmore já garante o título. Sua única adversária na briga pelo título é a norte-americana Lakey Peterson, que no máximo consegue igualar os 61.175 pontos de Steph no ranking.
Para isso, Lakey precisa vencer a prova e torcer para que a australiana não passe das quartas de final. Caso essa combinação aconteça, haverá uma bateria extra entre elas para definir a campeã de 2018.
Beachwaver Maui Pro 2018
Primeira fase
1 Johanne Defay (FRA), Courtney Conlogue (EUA), Paige Hareb (NZL)
2 Carissa Moore (HAV), Coco Ho (HAV), Bethany Hamilton (HAV)
3 Stephanie Gilmore (AUS), Sage Erickson (EUA), Alana Blanchard (HAV)
4 Lakey Peterson (EUA), Malia Manuel (HAV), Zoe McDougall (HAV)
5 Tatiana Weston-Webb (BRA), Nikki Van Dijk (AUS), Summer Macedo (HAV)
6 Caroline Marks (EUA), Sally Fitzgibbons (AUS), Bronte Macaulay (AUS)