A longboarder havaiana Kelia Moniz anunciou no dia 2 de janeiro deste ano, na sua página do Instagram, que está saindo da Roxy, precisamente depois de 17 anos de parceria com a marca.
Ela decide rescindir o contrato, mas reconhece que a marca proporcionou os melhores momentos da vida e que a atendeu muito além de suas expectativas.
Após um belo discurso em que agradece à Roxy todos os momentos, experiências e amizades que conseguiu, e revela com toda a sinceridade, o motivo de sua saída.
“Depois da pandemia do Covid 19, assinei o melhor contrato da minha vida. Este contrato era para durar mais um ano. Infelizmente, após a Roxy ter sido vendida, o contrato foi rescindido. Depois disso me sugeriram um corte de 90% do meu salário para eu sair. Depois de passar anos na luta por um valor de patrocínio justo, não havia espaço para eu assinar aquele contrato, especialmente sabendo que eu não era a única atleta a estar nessa situação.
Não vou fazer braço de ferro com uma empresa que, não apenas sabe nada sobre surfe, mas também não se importa minimamente com ele.
Se eu vou sair, não é porque eu não gosto daquilo que faço. Sou uma surfista, adoro fazer o que faço e ninguém pode me tirar isso. Eu saio porque não quero compactuar com aquilo que não está de acordo com o mercado, quero me distanciar e dar o exemplo a outras atletas.
A indústria do surfe está sendo consolidada por duas grandes empresas, que não se importam com o desmantelamento de uma geração de surfistas como eu.
A minha sincera esperança é que eu possa inspirar a próxima geração do surfe, que possa lutar por uma carreira, pela sua independência e por isso também, não posso mostrar a minha submissão perante esta situação. Por isso e com todo o respeito, eu estou fora…”
O apoio da comunidade de surfe e dos seus melhores atletas está sendo massivo, como se pode ler nos comentários na publicação de Kelia.
Essa situação diz muito sobre o que tem acontecido no mercado do surfe. A questão é perceber se de fato com o afastamento cada vez maior de algumas marcas originais, se abrirá espaço para novas marcas entrarem e substituírem aquelas que estão na base da pirâmide.
“Muitas marcas tentaram e tentam replicar aquilo que a Roxy fez, mas ninguém consegue replicar o original, o autêntico”, finaliza Kelia Moniz.
Fonte Surf Total