A Confederação Brasileira de Bodyboarding (Cbrasb) confirmou nesta semana uma etapa exclusiva do Circuito Brasileiro para as mulheres. O Rio Delas será realizado nos dias 2 e 3 de novembro na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ).
Além de marcar um momento importantíssimo do esporte, com a confirmação de um evento para a capital carioca, a etapa do circuito nacional chega com status elevado.
“Entendemos que as competições esportivas valorizam os atletas de alto rendimento e motivam toda a população a prática de atividades físicas”, declara Felipe Bornier, secretário de estado de Esporte, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro.
“Neste ano, resgatamos as etapas estaduais do surfe e estamos incentivando as etapas de bodybording. Além disso, é um grande ganho incluir os atletas com deficiência, através da categoria adaptada”, completa Bornier.
A competição exclusiva para as mulheres terá nível 5 estrelas para as profissionais, com uma premiação de R$ 13.600,00, a maior do ano para a categoria, e valerá pontos na disputa do ranking nacional, tanto para as profissionais quanto para a categoria Open.
“A iniciativa tem como objetivo fomentar o crescimento do esporte feminino acompanhando a tendência mundial de fortalecimento e participação das mulheres no mercado de trabalho e no ambiente desportivo”, comemora a atleta Nicolle Calheiros, idealizadora do evento.
Evento abre espaço para as Masters e adaptadas
Outra novidade da etapa exclusiva para as mulheres será a disputa na categoria Master Feminina e, pela primeira vez, na categoria adaptada. Essas disputas, mesmo não valendo pontos para o ranking nacional, prometem agitar a praia com a presença dos maiores nomes do esporte nacional de todos os tempos, além de uma grande celebração pela inclusão social.
“O Rio Delas está previsto para acontecer há algum tempo e acompanhamos de perto a evolução da Nicolle para conseguir realizá-lo. A Confederação tem muito orgulho em chancelar essa etapa e em especial ver as meninas se movimentando na parte de gestão, que mostra um claro amadurecimento e visão geral de empreendedorismo. É exatamente isso que o esporte estava precisando”, avalia Giuliano Lara, Tour Manager da Cbrasb.
O Rio Delas é apresentado pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado do Rio de Janeiro e vale como terceira etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboarding. O evento é exclusivo para as mulheres, tem chancela e homologação da Cbrasb e supervisão da Febbrj. A etapa conta ainda com o apoio da MOV Bodyboards.