Uma surfista de 80 anos, que pega onda até hoje, foi homenageada pela prefeitura de Santos, no Litoral Sul de São Paulo, no Dia do Surfista, comemorado no último dia 21 na cidade onde ela aprendeu a pegar onda há quase 20 anos.
A aposentada recebeu uma placa das mãos do prefeito da cidade, Rogério Santos, que diz: “Reconhecida homenagem da cidade de Santos a Maria do Carmo Jesus”.
E ela tem razões de sobra para gostar de surfar. Maria do Carmo contou em entrevista ao site Só Notícia Boa que foi o surfe que ajudou a diminuir as dores de artrose na coluna que a incomodavam muito e hoje “são suportáveis”. “Quando entro na água esqueço tudo”, afirmou a surfista, toda feliz com a homenagem.
E se engana quem pensa que ela surfa desde jovem. Maria do Carmo começou as aulas de surf em 2009, quando já tinha mais de 60 anos.
A filha dela, Sandra Cristina, conta que a mãe sempre foi à frente do seu tempo. “Tem cabeça jovem, papo pra frente e sorriso doce”. “Ela sempre gostou de nadar e o sonho era surfar. E conseguiu! É um orgulho”, comemorou.
A homenagem da prefeitura
Maria do Carmo foi homenageada no último dia 21, Dia do Surfista, instituído por Lei Municipal em 2003.
Ela deu entrevista e tudo na cerimônia, onde conversou com prefeito e outras autoridades.
O sorriso meigo não escondia a felicidade pela conquista e reconhecimento público da paixão que ela tem pelo surfe. Ela já surfou em várias praias de Santos, Bertioga e Florianópolis.
Comerciária aposentada, ela mora no tradicional bairro da Mooca, em São Paulo, e desce a serra toda semana para surfar nas praias de Santos
Foi em Santos que ela conheceu a escola pública de surfe do veterano Cisco Aranã, de 65 anos. E lá, Maria do Carmo começou a dar as primeiras braçadas na prancha, em 2009.
Maria lembra que no começo as amigas duvidavam que ela estivesse realmente surfando. Achavam que era “papo” dela.
Até que Maria do Carmo Jesus foi capa da revista Home Angels, em 2014! Aí não restou dúvida. Foi a comprovação para que todos pudessem ver do que ela é capaz.
“Eu sempre gostei de esportes radicais, mas nunca tinha tido a chance de praticá-los”, disse na época, em entrevista à revista Home Angels.
Fonte Só Notícia Boa