Veste Rio

Moda praia ganha fôlego

Invest.Rio e Editora Globo apostam no retorno do Veste Rio, evento tradicional da indústria criativa.

Veste Rio reúne indústria da moda num evento único.Divulgação
Veste Rio reúne indústria da moda num evento único.

O Rio de Janeiro dita moda no Brasil e no mundo. O cenário e a natureza exuberantes inspiram a criação de cores, estilo e tendência no vestuário e no comportamento de quem vive a efervescência da cidade.

Não à toa, o Rio é o berço de nomes e marcas importantes como Lenny Niemeyer, André Carvalhal e Daniel Azulay.

“Os grandes criativos da moda olham o mundo por uma lente diferente. O Rio inspira esse olhar, pois a diversidade de pessoas, cores e paisagens está em cada esquina. Difícil não se inspirar nessa cidade. Basta olhar um pôr do sol na praia do Rio de Janeiro. É difícil competir com tanta beleza”, afirma Chicão Bulhões, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação.

Para Victor Misquey, presidente do Sindicato Moda Rio e membro do conselho de Economia da Firjan, o Rio se destaca internacionalmente, especialmente na “moda praia”. Além das grandes marcas, ele explica que os pequenos negócios são fundamentais para a indústria criativa da cidade.

– Os grandes figurinistas sempre estiveram aqui. Se você olhar as lojas de varejo nos shoppings, vê que temos uma moda que é superior em todo o Brasil. E os pequenos e microempreendedores se inspiram nela. Eles trabalham muito e estão se articulando novamente. Estão surgindo muitas empresas novas nesse período de retomada.

Depois de viver um momento difícil, devido às medidas contra a Covid-19, o Rio voltará a receber incentivos para impulsionar a indústria criativa como nos tempos pré-pandemia. O Invest.Rio, em parceria com a Editora Globo, promove o retorno de um dos principais eventos do mundo da moda à rotina dos cariocas.

O Veste Rio, que, há dez edições, gera cinco mil empregos, atrai 200 mil pessoas e movimenta R$ 240 milhões em negócios, faz parte do Movimento Tem no Rio, plataforma que prevê o retorno do calendário de programações para a cidade do Rio de agora até dezembro de 2022.

“O Veste Rio é um evento de negócios. É um encontro das diversas peças dessa complexa costura, para que os atores possam se organizar e se preparar para o que está por vir. Um mercado que movimenta bilhões de dólares no mundo e o Rio não pode ficar fora dessa”, explica Chicão Bulhões.

O evento é o único do Brasil que trabalha a moda 360º, uma vez que conecta empreendedores, marcas de varejo e atacado, estudantes de moda e o consumidor final.

Por conta da pandemia, a programação deste ano ficou restrita a um Salão de Negócios onde produtores e compradores poderão se reencontrar, se conhecer e se reconectar para trocar experiências e contatos. A expectativa é que, com os investimentos da retomada, o Rio volte a ocupar um lugar de destaque no mercado.

“A partir de agora até meados do ano que vem, voltaremos a ter eventos, lançamentos de coleções e a reabertura de pequenas marcas que fecharam durante a pandemia. Isso sem falar nas que estão surgindo. O setor está trabalhando muito”, avalia Victor.

Fonte O Globo.

 

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