Talento Feminino

Aprimoramento em Búzios

Programa de desenvolvimento e fortalecimento do surfe feminino chega à Praia de Geribá entre dias 17 e 19 de outubro. Inscrições gratuitas.

0
Meninas durante edição do Onda 1 em Ipojuca.

A Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) realiza, nos dias 17, 18 e 19 de outubro, mais uma edição do programa “Talento Feminino Onda 1” na Praia de Geribá, em Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. A iniciativa, que conta com recursos do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), visa identificar e desenvolver novas surfistas no litoral do país, fortalecendo a categoria feminina. As iscrições são gratuitas (clique aqui e confira).

A etapa de Búzios é focada em atletas do Rio de Janeiro e Região dos Lagos, marcando a segunda cidade a receber o estágio Onda 1 do programa em 2025 – a primeira foi Ipojuca, em Pernambuco. O principal objetivo desta fase é mapear e avaliar o potencial esportivo das participantes.

O programa foi iniciado em 2023 e já passou por nove cidades do litoral brasileiro. Foram quatro no primeiro ano: Fortaleza (CE), Balneário Camboriú (SC), Rio de Janeiro (RJ) e Guarujá (SP). Mais quatro em 2024: Torres (RS), Ubatuba (SP), Baia Formosa (RN) e Paracuru (CE). E neste ano já passou por Ipojuca (PE).

Um significativo número de 295 surfistas já participou das atividades oferecidas pelo Talento Feminino. Também foram realizadas ações de mapeamento e treinamento de juízas locais, visando inserir profissionais do gênero feminino no quadro técnico das associações locais, federações estaduais e da Confederação Brasileira de Surf.

“Há dois anos, temos avançado bastante na ampliação do programa Talento Feminino. A Onda 1 é a base do programa e vem norteando todas as nossas ações,” afirma Brigitte Mayer, vice-presidente da CBSurf e diretora de desenvolvimento do surfe feminino.

“Ao mapearmos e coletarmos dados estatísticos do cenário do surfe feminino nas cidades visitadas, temos uma visão mais ampla e apurada do desenvolvimento da categoria feminina no país. Temos certeza de que nos três dias, as atividades programadas motivam e contribuem para que mais e mais meninas sigam evoluindo e vislumbrando um futuro no esporte”, diz Mayer.

Treinamentos e capacitação em Geribá

Durante os três dias na Praia de Geribá, as surfistas participarão de treinamentos técnicos e táticos, que incluirão simulação de baterias no formato individual e por equipe (Tag Team). Além das atividades na água, a programação conta com palestras ministradas pela diretoria feminina da CBSurf. O time é composto por Brigitte Mayer, a treinadora Andréa Lopes e Karina Abras, coordenadora da diretoria de desenvolvimento feminino da Confederação.

Resultados do projeto

O programa possui mais dois níveis de preparação, Onda 2 (potencialização do desenvolvimento e capacitação) e Onda 3 (aprimoramento de habilidades técnicas, físicas e mentais, incluindo intercâmbios e workshops para treinadoras). O sucesso da iniciativa é comprovado pelos resultados recentes em competições. Nas finais femininas das categorias de base (Sub 12, Sub 14, Sub 16 e Sub 18) da CBSurf em Ipojuca, 12 das 16 finalistas — um índice de 75% — são atletas que participam ou já fizeram parte do programa.