Ibiraquera

Moradores reagem contra festival

Realização do Rosa Music Fest em área residencial de Ibiraquera, Imbituba (SC), gera polêmica e moradores criam abaixo-assinado para retirada do evento.

Área residencial em Ibiraquera, Imbituba (SC).Reprodução / Vitrine PixTV
Área residencial em Ibiraquera, Imbituba (SC).

Moradores do bairro Ibiraquera, em Imbituba (SC), onde fica a Praia do Rosa, elaboraram um abaixo-assinado solicitando a suspensão do Rosa Music Fest na região. O evento está programado para o dia 28 de dezembro, com início previsto para as 16h e término às 4h, conforme informações da organização.

De acordo com os moradores, o festival, que tem edições anuais, neste ano saiu da Praia do Rosa e foi levado para um hotel em área residencial, na Rua Eucalipto. Ainda segundo os locais, a previsão da festa é de acolher 20 mil pessoas, o que representa uma ameaça direta à tranquilidade, segurança e qualidade de vida da comunidade.

“O aumento significativo no número de participantes em comparação ao ano anterior só intensifica as preocupações sobre o impacto negativo que o evento pode ter em uma área predominantemente residencial. Questões como ruído excessivo, aumento do tráfego, riscos de segurança e perturbações são incompatíveis com a natureza da vizinhança”, relatam os moradores.

A petição reflete o desejo unânime dos residentes de Ibiraquera de proteger a comunidade e preservar a paz e o caráter residencial da área. “Não somos contra a realização de eventos que promovam a cultura e o turismo, desde que estes sejam realizados em locais apropriados que não infrinjam os direitos e a liberdade dos residentes locais”, diz.

De acordo com a organização do Rosa Music Fest, serão mais de 12 horas de atrações, com mais de 12 artistas. Além disso, o evento diz que serão “mais de 12 horas de festival em sintonia com a natureza e lifestyle durante a alta temporada do verão”.

Abaixo-assinado, Ibiraquera, Imbituba (SC)

O abaixo-assinado, endereçado à prefeitura de Imbituba, conta com reivindicações dos moradores. Confira:

Revisão da localização do evento – Exigem que a localização do festival seja reconsiderada, transferindo-o para uma área mais apropriada, longe de zonas residenciais, onde o impacto na população local seja minimizado.

Consulta Pública – Solicitam que seja realizada uma consulta pública ou audiência com os moradores locais antes de qualquer decisão final sobre a realização de eventos de grande escala em áreas residenciais.

Avaliação de impacto – Pedem que uma avaliação de impacto ambiental e social completa seja conduzida e divulgada, garantindo que todas as preocupações da comunidade sejam devidamente consideradas e abordadas.

Garantias de segurança e ordem – Caso o evento ainda seja considerado, exigem garantias firmes de que medidas adequadas de segurança e controle de ruído serão implementadas, com monitoramento efetivo durante todo o evento.

Clique aqui e confira mais detalhes do abaixo-assinado.

 

 

Exit mobile version