O Peru tem enfrentado ondas gigantes em seu litoral norte nos últimos dias e já precisou fechar 91 portos até este sábado (28). Autoridades do país esperam condições anormais do mar até o dia 1º de janeiro de 2025.
A onda mais forte registrada até o momento, o triplo do normal, ocorreu nesta sexta-feira (27), na região (equivalente aos estados brasileiros) de Piúra. Mais de 30 barcos de pesca artesanal foram danificados e destruídos devido às cheias.
Outras regiões peruanas, como Lobitos e Tumbes, também foram fortemente atingidas pelo fenômeno. Segundo a imprensa peruana, além dos portos, há praias fechadas no país e alertas para que pescadores e turistas não entrem no mar.
Por volta das 11h deste sábado, o jornal La República noticiou que entre 80 a 100 pescadores entraram na água para tentar salvar os seus barcos, mas foram arrastados pela correnteza na praia de El Ñuro.
O país já tinha alcançado o noticiário internacional neste ano, quando em março, um deslizamento de rochas atingiu caminhões que transitavam em rodovia peruana.
Fonte Gazeta SP