A carioca Chloé Calmon garantiu vaga nas quartas de final do ISA World Longboard Championship 2018, o Mundial de Longboard Amador que acontece em Riyue Bay, Wanning, na ilha de Hainan, China.
No último sábado (20), a atual vice-campeã mundial Profissional anotou o maior somatório do dia, 15.50, para avançar ao lado da australiana Emily Lethbridge e despachar a russa Elena Vtorova e a portuguesa Kathleen Barrigão para a repescagem.
Nas quartas, Chloé terá uma parada dura contra a havaiana Honolua Blomfield, a australiana Tully White e a norte-americana Tory Gilkerson.
O segundo dia do Mundial de Longboard promovido pela ISA (International Surfing Association) também marcou a eliminação de Ayllar Cinti, outra brasileira do evento. No segundo round, Ayllar somou apenas 3.10 pontos e caiu para a repescagem na bateria que classificou Honolua Blomfield e a sul-africana Roxy Davis.
Depois, a longboarder desperdiçou uma nova chance na repescagem, quando também foi a quarta colocada na disputa vencida pela norte-americana Rachel Tilly e que também deu sobrevida à chinesa Mei-Hsin Pan.
No Masculino, os surfistas garantidos no round principal tiveram dia de folga na China. Entre eles está o bicampeão mundial Phil Rajzman, que enfrenta o havaiano Kai Sallas, o peruano Lucas Garrido Lecca e o japonês Kai Hamase no terceiro round.
No entanto, os atletas da repescagem tiveram duas fases pela frente e o brasileiro Carlos Bahia se deu bem, avançando ao terceiro round em busca de uma vaga na final.
Bahia somou 10.00 pontos e ficou atrás do português João Dantas, com 12.67. Mas a segunda colocação foi suficiente para levá-lo à próxima fase. Terceiro e quarto, respectivamente, o atleta da Comunidade dos Estados Independentes Aaron Rowe e o chinês Zhang Wei foram eliminados da competição.
Uma nova chamada acontece neste domingo (21), às 22 horas (de Brasília). O evento é transmitido ao vivo pelo Waves.