Segunda etapa do circuito mundial de longboard, o Galicia Longboard Classic 2019 acontece entre os dias 28 e 31 de agosto em Playa Pantin, La Coruña, Espanha.
No Feminino, a carioca Chloé Calmon, atual líder do ranking, está escalada como uma das cabeças de chave na segunda fase. A paulista Monique Pontes também representa o Brasil no evento.
Entre os homens, o Brasil conta com um time de peso nas ondas da região da Galícia: Alexandre Escobar, Carlos Bahia, Phil Rajzman, Jefson Silva e Gabriel Nascimento competem pela primeira fase.
Já Eduardo Bagé, Rodrigo Sphaier e Wenderson Biludo aparecem como cabeças de chave e aguardam os adversários na segunda fase. O líder do ranking é o norte-americano Justin Quintal.
Depois da Galícia, o circuito mundial da WSL passa por Nova Iorque (EUA) em setembro e encerra a temporada no Taiwan em dezembro.
Cada evento do Longboard Tour distribui 6.000 pontos para os campeões no ranking e tem premiação de US$ 60 mil, divididos igualmente entre as categorias feminina e masculina.
Já o Taiwan Open World Longboard Championships fecha o calendário distribuindo 10.000 pontos no ranking e o dobro de premiação para cada categoria.
No evento final do Taiwan serão 24 mulheres e 24 homens convidados, compostos pelos oito melhores do ranking de 2018, os 12 melhores em 2019, além de quatro wildcards.
Paralelo ao Galicia Longboard Classic, etapas do QS 10.000 masculino e feminino acontecem em Playa Pantin. O evento também começa no dia 2 e vai até o dia 7 de setembro.