O segundo dia do Noosa Longboard Open marcou a estreia dos Tops do Circuito Mundial de Longboard. Com uma inesperada queda do swell durante a madrugada, o evento teve de ser transferido do point break de First Point para o beach break principal de Noosa.
Clique aqui para ver as fotos
Em ondas pequenas, os brasileiros Phil Rajzman, Rodrigo Sphaier, Chloé Calmon e Atalanta Batista se deram bem e garantiram vaga nas oitavas de final das suas respectivas categorias.
No masculino, Sphaier venceu sua bateria no round 3 e avançou em segundo lugar na fase seguinte, atrás do norte-americano Cole Robbins, eliminando o compatriota Wenderson Biludo.
Já Phil Razman estreou no round 4, em um momento bem complicado do oceano, e garantiu o segundo lugar com muita dificuldade, barrando o peruano Lucas Garrido Lecca e seguindo junto com o australiano Josh Constable.
Nas oitavas, Phil terá pela frente o sul-africano Steven Sawyer, atual campeão mundial da WSL. Já Sphaier enfrenta o norte-americano Tony Silvagni.
Com 15.00 pontos, Atalanta Batista registrou o maior somatório da categoria até o momento, arrancando 8.50 dos juízes em sua melhor onda.
O segundo maior somatório ficou com Chloé Calmon, que mandou 14.60 pontos para vencer sua bateria no round 2.
As brasileiras voltaram ao outside para a fase seguinte e Atalanta passou em segundo lugar no duelo vencido pela norte-americana Toy Elkerson, enquanto Chloé descolou a segunda vaga na bateria vencida pôs Soleil Errico, dos EUA.
Nas oitavas, Atalanta Batista encara a australiana Emily Lethbridge. Já Chloé Calmon mede forças com Tully White, também da Austrália.
A única baixa brasileira no feminino foi Monique Pontes, que caiu logo na estreia, na segunda fase.
O evento tem até o domingo (10) para ser finalizado. A norte-americana Soleil Errico e o sul-africano Steven Sawyer defendem o título do World Longboard Championship, que terá quatro etapas nesta temporada.
Depois de Noosa, a elite mundial dos pranchões desembarca em agosto na Galícia, Espanha, e também passa por Nova Iorque (EUA) em setembro. A temporada será encerrada novamente no Taiwan, em data ainda a ser definida.
Cada evento do Longboard Tour distribuirá 6.000 pontos para os campeões no ranking e terá premiação de US$ 60 mil, divididos igualmente entre as categorias feminina e masculina.
Já a disputa final no Taiwan distribuirá 10.000 pontos no ranking e o dobro de premiação para cada categoria. Serão 24 mulheres e 24 homens convidados, compostos pelos oito melhores do ranking de 2018, os 12 melhores em 2019, além de quatro wildcards.
O Noosa Longboard Open é transmitido ao vivo pelo site da WSL. A primeira chamada acontece nesta sexta-feira (8), às 17 horas (de Brasília).