A brasileira Chloé Calmon e o peruano Piccolo Clemente dominaram a primeira etapa do Oi Longboard Pro, encerrada neste domingo (12) na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ).
Em ondas de meio metro e boa formação, os atletas embolsam o cheque de US$ 1.200 pela vitória e largam na frente no ranking do circuito sul-americano da WSL.
A decisão feminina foi a primeira a cair na água. Em um duelo de alto nível, Chloé Calmon derrotou a peruana Maria Fernanda Reyes pelo apertado placar de 12.95 a 12.75.
“Foi muito especial, uma bateria muito disputada. A Maria estava surfando muito bem e a gente trocou de liderança a cada onda surfada”, diz a brasileira, atual líder do circuito mundial de longboard.
“Sabia que seria bem difícil sair com a vitória. Ela pegou uma onda no último minuto que eu não quis nem olhar (risos). Mas batalhei muito até o ultimo segundo e deu tudo certo, consegui deixar o título em casa”, comemora Chloé.
Na semifinal, a atleta local da praia da Macumba ainda descolou a maior nota de todo o evento, 9.00 pontos, em uma verdadeira aula de longboard na vitória sobre a também carioca Jasmim Avelino.
No masculino, quem levou a melhor foi o bicampeão mundial Piccolo Clemente. O peruano rabiscou as paredes com maestria e venceu o capixaba Alexandre Escobar, dono de um estilo radical.
Clemente mesclou hang tens e hang fives para anotar 7.25 e 6.50 no somatório. Escobar ainda buscou a reação, mas ficou com 5.40 e 3.75 em suas melhores ondas.
“Essa é a minha primeira vitória no Brasil e estou muito feliz”, diz Piccolo. “A última vez que eu tinha vindo para cá foi em 2010 para participar de dois eventos, na Bahia e em Pernambuco. Estou contente em voltar aqui”, afirma.
Ao final do ranking sul-americano, os dois melhores de cada categoria garantem vaga na etapa final do mundial dos pranchões, marcada para o início de dezembro no Taiwan.
A próxima etapa do Oi Longboard Pro acontece entre os dias 8 e 10 de novembro em Maresias, São Sebastião (SP).
Oi Longboard Pro 2019
Resultados
Masculino
1 Piccolo Clemente (PER)
2 Alexandre Escobar (BRA)
3 Jefson Silva (BRA)
3 Julian Schweizer (URU)
5 Phil Rajzman (BRA)
5 Rodrigo Sphaier (BRA)
7 Rodrigo Sousa (BRA)
7 Pedro Ribeiro (BRA)
Feminino
1 Chloé Calmon (BRA)
2 Maria Fernanda Reyes (PER)
3 Jasmim Avelino (BRA)
4 Evelin Neves (BRA)