Local da praia do Itararé, São Vicente (SP), Monique Pontes disputa a primeira fase do Oi Longboard Pro neste sábado (11) na praia da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ).
Além da prova de longboard feminino e masculino, a competição ainda tem disputas na categoria Pro Junior. Os eventos são válidos pelo circuito sul-americano da WSL.
Monique vem embalada por bons resultados: dobradinha na prova de abertura do Circuito Brasileiro, realizada no Ceará, e vitória no evento regional Píer Classic, em Mongaguá.
“Cheguei ao Rio de Janeiro alguns dias antes do início da prova e já pude sentir o mar. As condições estavam difíceis, com ondas grandes e correnteza forte, mas venho me preparando ao máximo para conseguir um bom resultado”, afirma Pontes.
“Venci o campeonato no Píer, um dos melhores locais do litoral sul. Embora seja um evento pequeno, é muito bem organizado. Ajudou a manter o rip e ganhar mais confiança. Agora é conquistar um resultado no Rio de Janeiro”, analisa a longboarder, que encara um duelo canarinho contra Evelin Neves e Cristiana Pires no quarto confronto da primeira fase.
Neste ano, Monique também já viajou à Austrália para competir no mundial. De volta, subiu em dois pódios no Ceará, aonde arrematou os troféus de terceira colocada (Open Feminino) e quarta colocada (Profissional), num evento que também reuniu a nata do esporte.
Na temporada, a surfista encara ainda duas competições da World Surf League South America, duas etapas internacionais de acesso ao mundial, além de duas provas do circuito brasileiro.
“Estes dois últimos anos tem sido de grande aprendizado. A princípio existe mais duas etapas do Brasileiro e terão também duas competições do circuito feminino realizado pelo Wigolly Dantas. Quero muito estar lá! Este ano serão muitos eventos e estou bem animada”, afirma.
A primeira etapa do Oi Longboard Pro reúne estrelas da modalidade, como os bicampeões mundiais Phil Rajzman, o peruano Piccolo Clemente e a carioca Chloé Calmon, que lidera o ranking 2019 da World Surf League, e a pernambucana Atalanta Batista, tricampeã sul-americana consecutiva de Longboard da WSL South America.
Oi Longboard Pro conta com duas etapas para definir os campeões sul-americanos e os classificados para o Mundial de Longboard da WSL em Taiwan. A outra acontece na Praia de Maresias, de 8 a 10 de novembro. Desde 2010 o Brasil não sediava um evento internacional da modalidade pranchão.
Todas as baterias são eliminatórias e os campeões marcam 1.000 pontos no ranking da WSL South America, além de largar na frente nas corridas pelos títulos sul-americanos de 2019.