Em boas ondas de até 1,5 metro, o segundo dia do Taiwan Open World Longboard Championship foi reservado à categoria masculina, com as baterias pendentes da primeira fase e o round da repescagem em Jinzun Harbour, Taiwan.
Os brasileiros Jefson Silva e Rodrigo Sphaier se recuperaram da derrota na estreia e juntaram-se a Eduardo Bagé e Phil Rajzman na terceira fase do evento. A baixa do dia foi a eliminação de Wenderson Biludo.
Depois de ficar em segundo na bateria da primeira fase, Rodrigo Sphaier teve uma atuação sólida na repescagem. Ele deu poucas chances ao rookie norte-americano Steven McLean, anotando 7.17 e 6.77 nas melhores ondas para superar o rival, que ficou com 4.27 e 3.80 no somatório.
“Eu estava lutando para achar boas notas na primeira bateria, mas consegui encaixar meu surfe apenas na repescagem”, comenta Sphaier. “Já foi uma melhora, mas sei que ainda posso fazer mais. O vento entrou forte, mas é nosso trabalho como profissionais lidar com condições adversas. É demais estar aqui em Taiwan brigando pelo título mundial”, diz o saquaremense.
O adversário de Rodrigo na próxima fase será Jefson Silva, que também precisou da repescagem para chegar ao terceiro round. O surfista do litoral norte de São Paulo havia sido derrotado na estreia, mas nesta terça-feira conseguiu recuperar-se com a vitória sobre o japonês Kyohei Okada pelo placar de 9.07 x 5.80.
Como Phil Rajzman e Eduardo Bagé já haviam garantido vaga ainda na primeira fase, coube ao paulista Wenderson Biludo fechar o round de repescagem e tentar manter o Brasil com 100% de aproveitamento no Mundial de Longboard da WSL.
Mas, em um duelo equilibrado, Biludo acabou derrotado pelo sul-africano Sam Christianson e deu adeus à disputa.
As meninas ainda não estrearam e devem ser as próximas a cair na água em Taiwan. Representam o time brasileiro Chloé Calmon e Atalanta Batista.
A próxima chamada acontece nesta terça-feira (27), às 20 horas (de Brasília). O evento é transmitido ao vivo pelo site da WSL.
Taiwan Open World Longboard Championship 2018
Terceira fase masculino
1 Phil Rajzman (BRA) x Julian Schweizer (URU)
2 Steven Sawyer (AFR) x Jack Entwistle (AUS)
3 Harley Ingleby (AUS) x Austin Hollingshead (EUA)
4 Tony Silvagni (EUA) x Eduardo Bage (BRA)
5 Ben Skinner (GBR) x Emilien Fleury (FRA)
6: Taylor Jensen (EUA) x Jared Neal (AUS)
7 Edouard Delpero (FRA) vs. Scotty Fong Jr (HAV)
8 Piccolo Clemente (PER) x Kevin Skvarna (EUA)
9 Antoine Delpero (FRA) x Sam Christianson (AFR)
10 Cole Robbins (EUA) x Josh Constable (AUS)
11 Rodrigo Sphaier (BRA) x Jefson Silva (BRA)
12 Kai Sallas (HAV) x Makamae Desoto (HAV)
Primeira fase feminino
1 Rachael Tilly (EUA), Alice Lemoigne (FRA), Crystal Hulett (AFR)
2 Crystal Walsh (HAV), Atalanta Batista (BRA), Emily Lethbridge (AUS)
3 Honolua Blomfield (HAV), Hiroka Yoshikawa (JPO), Wang Yun Chieh (TAI)
4 Chloé Calmon (BRA), Soleil Errico (EUA), Avalon Gall (EUA)
5 Lindsay Steinriede (EUA), Kathryn Hughes (AUS), Kirra Seale (HAV)
6 Kaitlin Mikkelsen (EUA), Tory Gilkerson (EUA), Emily Currie (GBR)