Sul-americano de long

Tudo pronto em Piscinas

Lobitos Pro Longboard e Junior, primeira etapa que decide campeões sul-americano da modalidade, começa nesta quarta-feira (12) no Peru. Evento também conta com categoria Sub 20 de pranchinha.

0
Jefson Siilva durante Uruguay Longboard Festival, em Playa Bikini, Punta del Este.

Começa nesta quarta-feira (12) o prazo do Lobitos Pro Longboard e Junior, que vai até o próximo domingo (16) na província de Talara, em Piura, Peru. A primeira das duas etapas seguidas da WSL organizadas pela Federacion Deportiva Nacional de Tabla (FENTA) será disputada nas ondas de Piscinas. Os dois eventos decidem os títulos sul-americanos de Longboard da WSL América do Sul e promove duas seletivas regionais da categoria Pro Junior Sub 20, com transmissão ao vivo pelo WorldSurfLeague.com.

A outra etapa é o Huanchaco Pro Longboard e Junior entre os dias 19 e 22 de junho na Playa El Elio, na província de Trujillo, em La Libertad, também no norte do país andino. As competições organizadas pela FENTA seguem o princípio da igualdade na premiação para homens e mulheres, incentivado pela WSL. Já foram realizadas duas etapas de Longboard e do Pro Junior na temporada e tem mais uma da categoria para surfistas com até 20 anos de idade, prevista para acontecer também no Peru no mês de novembro.

O Lobitos Pro Longboard e Junior começa com os brasileiros Jefson Silva e Kate Brandi liderando os rankings dos pranchões e Leo Casal e a peruana Arena Rodriguez Vargas defendendo a primeira posição da categoria Pro Junior nas ondas de Piscinas. O peruano Matias Maturano e outra brasileira, Rayane Amaral, são os vice-líderes no Longboard e apenas o campeão e a campeã se classificam para o circuito mundial da molidade da WSL.

Na categoria Pro Junior, os rankings regionais da WSL América do Sul indicam quem fica nas duas primeiras colocações. No momento, Cauet Frazão ocupa o segundo lugar por menos de 100 pontos de diferença de mais dois brasileiros, Guilherme Ferreira em terceiro e Rodrigo Saldanha em quarto. Entre as meninas, as peruanas dominam a briga pelas duas vagas para o Mundial Junior da WSL, com Kalea Gervasi em segundo, Sofia Artieda em quarto e Catalina Zariquiey em quinto lugar. Entre elas, está a brasileira Laura Raupp em terceiro.

Nas duas primeiras etapas da categoria Pro Junior este ano, Arena Rodriguez Vargas foi a campeã derrotando Kalea Gervasi nas duas finais. Já as decisões masculinas foram 100% brasileiras. A temporada foi iniciada no Peru, com Rodrigo Saldanha vencendo Guilherme Ferreira na decisão do Billabong Señoritas Open Pro em Punta Hermosa. A segunda etapa foi o Saquarema Surf Festival no Brasil, com Cauet Frazão festejando o título na final contra Rickson Falcão.

No Longboard, a abertura da temporada foi na estreia do Uruguay Longboard Festival em Punta del Este, que terminou com vitórias de Jefson Silva sobre o uruguaio Ignacio Pignataro e Luana Soares ganhando a final feminina contra Kate Brandi. A segunda etapa foi o Saquarema Surf Festival no Brasil, que foi vencido por Alexandre Escobar derrotando o peruano Matias Maturano e Evelin Neves superando Rayane Amaral na outra decisão na Praia de Itaúna.

Ranking da WSL América do Sul de longboard 2023/24

Top 5 Masculino depois de 2 etapas
1 Jefson Silva (BRA) – 1.650 pontos
2 Matias Maturano (PER) – 1.450
3 Alexandre Escobar (BRA) – 1.295
4 Wenderson Biludo (BRA) – 1.000
5 Heriberto Torrez Martinez (MEX) – 850

Top 5 Feminino depois de 2 etapas
1 Kate Brandi (BRA) – 1.450 pontos
2 Rayane Amaral (BRA) – 1.300
3 Ayllar Cinti (BRA) – 1.100
4 Luana Soares (BRA) – 1.000
4 Evelin Neves (BRA) – 1.000
4 Evelyn Gontier (ARG) – 1.000

Ranking da WSL América do Sul do Pro Junior 2024

Top 5 Masculino depois de 2 etapas
1 Leo Casal (BRA) – 1.300 pontos
2 Cauet Frazão (BRA) – 1.295
3 Guilherme Ferreira (BRA) – 1.245
4 Rodrigo Saldanha (BRA) – 1.200
5 Rickson Falcão (BRA) – 1.095

Top 5 Feminino depois de 2 etapas
1 Arena Rodriguez Vargas (PER) – 2.000 pontos
2 Kalea Gervasi (PER) – 1.600
3 Laura Raupp (BRA) – 1.100
4 Sofia Artieda (PER) – 1.095
5 Catalina Zariquiey (PER) – 1.000