O Longboard Tour está de volta após uma pausa na temporada de 2020, devido à pandemia de Covid-19. O campeão será definido depois de duas etapas na Califórnia (EUA). Os pontos oferecidos somarão aos já computados no Noosa Longboard Open de fevereiro de 2020, realizado na Austrália.
O circuito recomeça com o Surf Ranch Classic, no próximo dia 29 de setembro. Os melhores competidores de longboard do mundo irão surfar na piscina de ondas da WSL, em Lemoore.
Em seguida, o Tour desembarca nas ondas perfeitas de Malibu, também na Califórnia, entre os dias 3 e 13 de outubro. Pela primeira vez na história, longboarders competem no icônico First Point.
“Nossos surfistas estão muito felizes por estarem de volta às competições e por terem a oportunidade de continuar a partir de onde pararam, na Austrália, no ano passado”, disse Devon Howard, diretor do WSL Longboard Tour. “O Surf Ranch nos garante ondas perfeitas durante todo o dia, bem como o cenário mais justo que você pode imaginar. Já o First Point, em Malibu, oferece o melhor local de surfe possível para coroar um campeão mundial de longboard.”
Formato do Surf Ranch Classic
O Surf Ranch Classic contará com o formato de tabela de classificação, no qual as 18 melhores mulheres e os 18 melhores homens do WLT surfarão duas esquerdas e duas direitas. Suas melhores pontuações para cada lado se combinam para determinar a classificação. Os oito melhores surfistas de cada categoria avançam para as semifinais. Apenas os dois melhores surfistas homens e duas mulheres avançam à final, quando surfam suas duas últimas ondas de pontuação (uma esquerda, uma direita), para determinar os vencedores do evento.