Local de Florianópolis (SC), Douglas Cominski é o terceiro entrevistado da série The Line Up Project, collab feita pela Green Minds com cinco grandes nomes da fotografia de surfe.
Fundador do site Shotspot e especializado em registrar as sessões de free surf na Ilha da Magia, Douglas é um dos escolhidos para estampar a nova coleção de camisetas da marca, produzidas com algodão orgânico.
Quando e como você começou a trabalhar com fotografia?
Comecei a trabalhar como fotógrafo em 2008. Na época eu morava na Gold Coast, Austrália, e surfava praticamente todos os dias. O que naquele tempo não havia nas praias eram fotógrafos batendo fotos da galera no free surf.
Sendo assim, comprei uma câmera para revezar com meus amigos, mas quem diz que eles saíam da água (risos)? Então comecei a levar a câmera direto comigo nas trips e após o surfe eu sempre fazia uma sessão de fotos.
Quais foram os seus primeiros trabalhos?
Meus primeiros trabalhos foram ainda na Austrália, onde fiz a cobertura do Quiksilver Pro, em Snapper Rocks para os sites Waves, Camerasurf e ESPN. Depois do Quik Pro continuei trabalhando para o site Waves, fazendo o boletim das ondas de Surfers Paradise. Também criei a Shot Spot e com ela nunca mais parei de produzir conteúdos.
Até hoje, teve algo que não gostou de fotografar?
Acredito que não tenho muita afinidade para casamentos e não gosto de fotografar em festas e casas noturnas. Gosto muito de acordar cedo e estar na praia.
Qual a sua foto favorita ou a que considera a foto da sua vida?
Muito difícil escolher uma foto favorita, são muitas fotos de lugares incríveis. Acredito que todos os dias acordo pensando na foto da vida.
Quem te inspira, seja nas lentes ou fora delas?
O oceano e a natureza.
Tem alguma foto que ainda não fez e gostaria de fazer?
Sim, fotos em Teahupoo de diversos ângulos.
Quais imagens atualmente gosta mais de trabalhar?
Tudo que seja relacionado ao surfe e à natureza.
Quais viagens marcaram a sua carreira.
Austrália, Indonésia e Havaí
Quais conselhos daria para quem está iniciando ou pensando em seguir a carreira de fotógrafo?
Persistência e dedicação.
Quais são as atitudes e pensamentos “Green Minds” que todo fotógrafo deveria ter?
Fotografar o que realmente te inspira.