No passado último domingo, dia 19 de março, faleceu Jim Jenks, com 83 anos. Jenks não só foi fundador da Ocean Pacific Apparel como transformou a marca numa peça-chave para a indústria, tendo ajudado a impulsionar o surfe profissional nos Estados Unidos.
A OP, que criou ligações entre o surfe, a moda, a arte e a música, abriu vários precedentes as portas para que outras marcas iniciassem o seu caminho na indústria. A OP começou como uma marca de pranchas nos anos 60, originalmente lançada por John Smith.
Foi Jenks que, em 1972, teve a ideia de passar para o mercado do vestuário. A sua contribuição para a indústria do surfe valeu o nome no Surfing Walk of Fame de Hungtinton Beach, em 2017.
“Quem era criança neste país, usavas calções da OP, esse era o dress code”, conta Gary Mykles, um dos parceiros da OP nos seus primórdios, sobre a influência da marca nos anos 70 e 80.
“Foi um estilo criado pelo Jim. As pessoas diziam que não íamos conseguir vender aquilo com este clima. E nós vendemos”. Allan Seymor, que trabalhou com a surf team e com eventos especiais da OP, referia-se aos calções como “um bilhete para um estilo de vida novo para todos”.
Eram calções inegavelmente práticos para os surfistas, mas o seu alcance foi além disso. “De repente, pessoas no Kansas usavamr calções da OP e t-shirts aloha, e as pessoas que faziam ski aquático iam para o lago com roupa da OP porque era tão prática”, conta Seymor. Antes da Quiksilver, antes da Vans, antes de tudo, a OP foi a primeira a ficar grande”.
A OP também tinha uma cultura de diversão dentro da empresa, que criou um impacto positivo nas pessoas que por lá passaram, como o filho de Jim Jenks, Junior. “A primeira lição era nos divertirmos, porque ele definitivamente divertia-se”, conta.
Para Greg Garrett, que trabalhou na OP durante os anos 70, “foi a melhor empresa” onde trabalhou. “Era pelas pessoas. Éramos uma verdadeira família”. Nina Vance, outra colaboradora da mesma época, repete as palavras de Garrett, acrescentando que “a empresa era incrível e divertida” – qualidades que atribui à liderança de Jim Jenks.
Uma marca que revolucionou o surfe
Em 1982, a marca inaugurou a competição OP Pro, que levou mais de 50 mil pessoas à praia, com inovações como a pontuação instantânea e a regra da prioridade. O surfista Peter Townend dizia que Jenks foi “crucial para o desenvolvimento do surfe nos Estados Unidos. As pessoas pensam na OP como uma marca de roupa, mas influenciou o surfe. O OP Pro, que celebrou o seu 40º aniversário no ano passado, foi o precursor do US Open of Surfing.
A nível pessoal, Seymor descreve Jenks como “um verdadeiro self-made man”, e realça a sua generosidade. “Ele ajudou muitas pessoas não só financeiramente mas na vida. Quando precisavam, ele estava lá”.
Fonte WWD