Em uma negociação superior a US$ 200 milhões e que pegou o mercado do surfwear de surpresa, a Rip Curl anunciou a sua venda para a gigante dos esportes de ação Kathmandu.
Fundada em 1969 por Brian Singer e Doug “Claw” Warbrick em uma garagem de Torquay, na Austrália, a Rip Curl completou 50 anos nesta temporada como uma das líderes do surfwear mundial.
Já a Kathmandu tem raízes na Nova Zelândia, sendo a principal do segmento de esportes outdoor no seu país de origem, além da Austrália e Reino Unido. A aquisição da Rip Curl pela Kathmandu cria uma empresa com valor estimado em 1 bilhão de dólares australianos (cerca de US$ 626).
“Existem fortes paralelos entre a Rip Curl e a Kathmandu. Ambas as empresas prosperam com a criação de produtos inovadores e de alta qualidade para um estilo de vida ao ar livre. As marcas também são da mesma parte do mundo, Austrália e Nova Zelândia, em uma união que fortalece nossos pontos fortes em todos as áreas de produtos, marketing e distribuição”, diz Michael Daly, CEO da Rip Curl.
Segundo comunicado enviado nesta segunda-feira (30), as empresas afirmam que vão continuar operando de forma independente, buscando capitalizar os benefícios da fusão como expansão global e maior variedade de produtos.
Animado com a aquisição, Xavier Simonet, CEO da Kathmandu, também celebrou a união. “A Rip Curl transformará a Kathmandu em um negócio global de esportes de ação e ao ar livre. Essa combinação vai acelerar a expansão global de nossos produtos em novos canais e mercados”, afirma Simonet.
Uma das marcas mais tradicionais do surfe, a Rip Curl é a patrocinadora das etapas de Bells Beach e Supertubos e de campeões mundiais como Gabriel Medina, Tom Curren, Mick Fanning e Tyler Wright.