Poucos dias depois de publicar a sua autobiografia, Paul Van Doren, um dos fundadores da marca californiana Vans, morreu na última quinta-feira (6), aos 90 anos.
Nascido em Randolph, Massachusetts, na época da Grande Depressão, Van Doren mudou-se para o estado da Califórnia na década de 1960, onde presenciou a explosão da cultura do skate e do surfe.
Ao lado do irmão Jim, e de seus sócios Gordon Lee e Serge Delia, ele criou a famosa companhia de streetwear em 1966, na cidade de Anaheim.
“É com pesar que a Vans anuncia o falecimento do nosso cofundador, Paul Van Doren. Paul não era apenas um empreendedor; ele foi um inovador”, afirmou a representação da marca no Brasil, em comunicado oficial.
No ano de 1966, em Anaheim, os visionários empreendedores abriram a primeira loja da Vans, com o nome de The Van Doren Rubber Company. A empresa fabricava sapatos e os vendia diretamente ao público. Na época, o preço destes calçados simples de lona, com sola de borracha, variavam entre US$ 2,29 a US$ 4,49.
“A Van Doren Rubber Company foi o ponto mais alto de uma vida inteira de experimentação e trabalho duro na indústria de calçados. As tentativas mais ousadas de Paul em design de produto, modelo de distribuição e marketing, junto com o seu talento para números e eficiência, transformaram uma empresa familiar de tênis numa marca reconhecida globalmente. Enviamos o nosso amor e a nossa força à família Van Doren e aos incontáveis membros da Família Vans que trouxeram o legado de Paul à vida. Obrigado por tudo, Paul. Você deixará saudades”, completa a empresa.
Muito querido pelos seus funcionários, Van Doren gostava de dizer que estava construindo uma empresa de pessoas, não uma empresa de calçados.
No verão de 1964, antes de fundar a Vans e em um esforço para aumentar o conhecimento da marca Randy’s, onde trabalhava, Paul montou um estande no US Open of Surfing.
Enquanto estava lá, ele conheceu o lendário havaiano Duke Kahanamoku. Paul admirou a sua camisa aloha e ofereceu-se para fazer para ele um par de tênis combinando. Quando Duke ganhou seus sapatos, a marca obteve o seu primeiro gostinho de reconhecimento da comunidade do surfe.
Nos anos seguintes, já com a Vans, os skatistas se tornaram a principal tribo da marca. Eles gostavam dos calçados porque podiam sentir o shape sob seus pés e as solas de borracha eram boas o suficiente para durar bastante tempo. E se o sapato do pé dominante se desgastasse mais rápido, a Vans lhes venderia um modelo único substituto.
Vendo o potencial de colaboração com seus clientes, Paul convidou os notórios Z-Boys Stacy Peralta e Tony Alva para falar sobre design de calçados e oferecer alguns tênis grátis, eventualmente formando a primeira equipe de skate da Vans. Posteriormente, esse time também foi ampliado para o surfe e BMX, sempre apoiando grandes atletas.
Em entrevista ao site Sneakersbr, em março de 2016, quando perguntado sobre o significado do “Espírito Van Doren” (termo ainda utilizado na Vans para definir o caráter e dedicação em uma determinada atividade), Paul respondeu o seguinte:
“Significa tudo para mim. O ‘Espírito Van Doren’ é o que fez essa empresa. Nós tínhamos pessoas boas fazendo a Vans acontecer no passado e temos pessoas boas fazendo isso hoje, a Vans é uma marca que abraça e acredita nas pessoas.”