Surfwear em crise nos EUA

Marcas icônicas fecham portas

Mais de 100 lojas da Billabong, Quiksilver e Volcom devem fechar as portas nas próximas semanas, de acordo com mídia americana.

Corner Billabong

Corner Billabong

Iconic surf brands face uncertain future in Hawaii, nationwide

Todas as lojas da Billabong, Quiksilver e Volcom nos EUA fecharão suas portas após a empresa por trás das marcas de surfe e skate, muito populares em todo o mundo, entrar com pedido de falência, de acordo com vários relatos.

A Liberated Brands entrou com pedido de concordata em Delaware, EUA, no início desta semana, culpando a ascensão da fast fashion e outros problemas por suas dificuldades financeiras, de acordo com a CNN.

Há mais de 100 lojas da Billabong, Quiksilver e Volcom que serão fechadas nas próximas semanas, segundo boatos.

No entanto, as marcas não vão desaparecer. A CNN informou que as licenças das marcas estão sendo transferidas para outra empresa para continuar fabricando roupas e acessórios.

A Liberated Brands também opera outras empresas populares de roupas inspiradas no skate e no surfe, como a Roxy e a RVCA.

Sediada em Costa Mesa, Califórnia, a Liberated Brands, informou no pedido de falência que vai fechar 124 lojas. A empresa opera 35 lojas na Califórnia, incluindo lojas em Camarillo, Commerce e Northridge.

“A equipe da Liberated trabalhou incansavelmente no último ano para impulsionar essas marcas icônicas, mas com a economia global volátil, mudanças nos gastos do consumidor em meio a um aumento do custo de vida e pressões inflacionárias cobraram um preço alto”, disse a empresa em comunicado.

A Liberated disse que enfrentou “uma combinação letal de receita significativamente menor do que o previsto durante um período de aumento de despesas operacionais e custos de integração”.

A empresa teve perdas antes dos impostos de US$ 12,5 milhões em 2024, em comparação com um lucro antes dos impostos de US$ 2,3 milhões em 2022, de acordo com seu registro.

A Liberated Brands citou vários motivos para os fechamentos, incluindo altas taxas de juros, problemas na cadeia de suprimentos e concorrência de varejistas de fast-fashion de baixo custo.

“Os consumidores podem encomendar roupas de baixa qualidade de potências da fast-fashion de forma barata, rápida e fácil, e receber esses produtos em poucos dias”, disse o presidente-executivo da Liberated, Todd Hymel, no processo.

“Essas empresas de fast-fashion podem atender a microtendências em vez do modelo tradicional de varejo de previsão de tendências sazonais.”

Quiksilver, Billabong e Volcom — que abriu sua primeira loja nos EUA em Los Angeles em 2002 — continuarão a fabricar e vender produtos de marca on-line sob diferentes parceiros, disse a Liberated.

“Apesar dessa mudança difícil, estamos encorajados de que muitos de nossos talentosos associados encontrarão novas oportunidades com outros detentores de licenças que levarão essas grandes marcas para o futuro”, disse a Liberated em sua comunicação.

Assista mais vídeos no canal KHON2 News.

Fontes 10 News e Los Angeles Times

 

Exit mobile version