Uma expedição liderada pelo big rider havaiano Kai Lenny resultou na revelação para o mundo de uma onda de altíssima qualidade em El Salvador. A investida teve como destino uma bancada secreta com direitas longas e tubulares. A jornada começou na madrugada, às 3h45, com a equipe formada, além de Kai, por Ridge Lenny, Natxo Gonzalez e Angelina Decesare, lançando os jetskis ao mar ainda no escuro.
A dificuldade logística foi imediatamente, após uma tensa viagem por um rio onde a suspeita da presença de crocodilos adicionava um drama extra, foi recompensada pela surpresa ao chegar ao pico. Excelentes condições saudaram a equipe, que recorreu ao step off, técnica que o surfista pula do jetski direto na onda, devido à velocidade e força das ondas. Kai Lenny foi o primeiro a se lançar, descrevendo a onda como “insana” e a sessão como “surreal”.
Ridge enfrentou o lado mais brutal do pico, quebrando duas pranchas em um curto período após ser pego por uma série, um lembrete do poder e da imprevisibilidade da bancada. A expedição não vai ser lembrada apenas pelos tubos. Um momento de perigo real ocorreu quando o cinegrafista aquático e diretor do projeto, Jose Madalengoitia, se perdeu no mar. “Foi intenso. É perigoso aqui. Estamos no meio do oceano em frente a um rio gigante,” relata Kai Lenny após o resgate bem-sucedido de Jose.
Clímax da sessão
Apesar dos percalços, a qualidade da onda só aumentou no passar das horas. Natxo pegou o que foi descrito como o tubo mais longo e perfeito do dia. Em um retorno heroico, Ridge Lenny usou uma das pranchas mais robustas de Kai e conseguiu surfar uma onda que o próprio irmão descreveu como “psicótica”, superando a frustração da perda de equipamento.
A equipe encerrou o dia extasiada, convicta de ter encontrado um pico de nível mundial com potencial para ser considerado um dos melhores da América Central. A “descoberta acidental” em El Salvador agora se junta à uma preciosa lista de ondas lendárias com acesso restrito a poucos, confirmando que ainda há joias raras a serem exploradas no planeta surfe.
Vale o play!
Assista mais vídeos no canal de Kai Lenny.












