Ver essa foto no Instagram
Kelly Slater, considerado o maior surfista de todos os tempos, recebeu na última segunda-feira (21) em Madri, Espanha, o Laureus Lifetime Achievement Award (Prêmio pela Trajetória Profissional) durante o Laureus World Sports Awards de 2025. É o quinto prêmio de Slater no evento, que começou em 2000 para homenagear atletas ao redor do mundo que causam um impacto significativo no esporte.
A honraria coloca Kelly em seleta lista de atletas, como o quarterback da NFL Tom Brady (2022), à tenista Billie Jean King (2021), Niki Lauda da Fórmula 1 (2016), Pelé (2000) e outros. Segundo o portal The Inertia, o Laureus nem sempre inclui um homenageado pela carreira, tornando a inclusão de Slater ainda mais prestigiosa. Na verdade, a exclusividade do prêmio de carreira é o motivo pelo qual muitos o consideram o equivalente no mundo do esporte a um Oscar.
Kelly ganhou anteriormente o prêmio de Melhor Atleta de Esportes de Ação em 2007, 2009, 2011 e 2012. Layne Beachley (2004) e Stephanie Gilmore (2010) são as únicas outras surfistas a ganhar esse prêmio.
Em 2024, Filipe Toledo e Caroline Marks foram indicados ao Laureus, mas, no entanto, a premiação foi para o ciclista de montanha britânico Tom Pidcock.
Desde que o Prêmio Laureus começou, em 2000, apenas 19 atletas foram homenageados pela carreira. Jogadores de futebol, com seis troféus, foram os mais homenageados, e Kelly Slater agora o quarto atleta norte-americano a receber a honraria.
Rebeca Andrade leva Retorno do Ano
Ver essa foto no Instagram
O Brasil também conquistou um troféu no Prêmio com a ginasta Rebeca Andrade. A medalhista de ouro em Paris 2024 recebeu a honraria de Retorno do Ano, dado a atletas que superaram desafios, voltaram a competir em alto nível e conseguiram resultados expressivos. Rebeca, por exemplo, empilhou medalhas nas últimas Olimpíadas após passar por três cirurgias complexas no joelho.
Rebeca é a primeira mulher brasileira a ganhar uma estatueta no Laureus. O Brasil já havia sido premiado no Laureus em diferentes segmentos, mas sempre na categoria masculina: Bob Burnquist (melhor atleta de esportes de ação do ano), seleção brasileira (equipe do ano após vencer a Copa do Mundo), Ronaldo (Retorno do Ano) e Daniel Dias (Paratleta do ano).
Fonte The Inertia e UOL