San Clemente

Trens ameaçados em Trestles

Ferrovia e contenção de pedras nas praias de São Clementes prejudicam ondas na região. Mudança da linha férrea ajuda na melhoria do local.

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Linha férrea e pedras na costa de São Clemente, Califórnia (EUA).Mindy Schauer
Linha férrea e pedras na costa de São Clemente, Califórnia (EUA).

As conhecidas ondas de São Clemente, na Califórnia (EUA), enfrentam um desafio com a combinação da blindagem de emergência estatal norte-americana Orange County Transportation Authority (OCTA) e a erosão contínua.

Desde 2021, a OCTA colocou cerca 26 mil toneladas de enrocamento na praia. Essas pedras agora se estendem por cerca de 210 metros, eliminando efetivamente a praia na maioria das marés e que torna impossível caminhar de Trestles em direção ao píer.

A blindagem de emergência oferece proteção de curto prazo para a ferrovia, mas tem consequências não intencionais para as praias e ondas próximas. A ferrovia e as pedras protetoras à frente interrompem o fluxo natural de areia, levando à perda de sedimentos e ao desaparecimento da praia. Como a linha férrea está perto da água, o efeito na erosão da praia é dramático, e sua localização ameaça a viabilidade de longo prazo das praias de São Clemente.

A OCTA solicitou uma licença de desenvolvimento costeiro junto à Comissão Costeira da Califórnia para manter a blindagem de emergência indefinidamente. Esta é uma oportunidade para a comunidade local e as partes interessadas avaliarem uma solução sustentável de realocação de longo prazo e mitigação de curto prazo para compensar os impactos, como a criação de uma linha costeira viva e a melhoria do acesso público.

A Comissão ainda não definiu uma data para a audiência, mas é esperado que seja em 2023. Ao mesmo tempo, a OCTA tem seu próprio planejamento para o futuro das linhas.

Futura realocação ferroviária

A única solução para salvar a praia é mover a ferrovia de South Orange County (de Dana Point a Camp Pendleton) para o interior. Isso ocorre porque, à medida que o mar sobe, a erosão costeira se agrava e o problema se torna mais difícil de resolver com o passar do tempo.

Eventualmente, nenhuma quantidade razoável de blindagem será capaz de proteger os trilhos. Ao planejar realocá-los nos próximos anos, a OCTA pode preservar as praias de São Clemente para as gerações futuras e evitar interrupções no transporte.

Benefícios da realocação

A realocação da ferrovia para o interior oferece uma série de benefícios para as praias:

Diminuir a erosão – Afastar o trilho da linha de costa permitirá que os processos costeiros naturais recuperem o seu equilíbrio, o que reduz as taxas de erosão e preserva a integridade das praias para os banhistas, espécies marinhas e terrestres que delas dependem.

Restaurar praias e ondas – Ao fornecer mais espaço para o acúmulo de areia, a realocação do trilho reforçará a resiliência do litoral contra futuras tempestades e o aumento do nível do mar. Isso significa mais espaço para recreação na praia e menos interrupção das ondas. A realocação aliada a soluções baseadas na natureza, como um litoral vivo com dunas, pode ajudar a preservar as praias.

Fonte Surfrider Foundation