51 Ice E-Pro Brasil

Disputa na reta final

Renan Pulga, Lucas Chianca, Ian Gouveia e Thiago Camarão garantem vaga na semifinal do 51 Ice E-Pro Brasil.

Talento do litoral norte paulista, Renan Pulga carimba passaporte à final mundial do Surf Web Series.

As semifinais do 51 Ice E-Pro Brasil 2020, apresentado pelo Curta + Floripa, foram definidas nesta quarta-feira (4). Renan Pulga, Lucas Chianca, Ian Gouveia e Thiago Camarão venceram suas respectivas baterias e de quebra já garantiram vaga na final mundial do circuito Surf Web Series (SWS).

Clique aqui para ver o vídeo

A final global do SWS acontece em março de 2021 e reunirá os melhores classificados nas etapas regionais de cada país. Já foram concluídas as seletivas do México, Chile, África do Sul e Japão. Já o vencedor da etapa brasileira leva para casa o cheque de R$ 5.250, além do título de primeiro campeão brasileiro virtual da Abrasp (Associação Brasileira de Surf Profissional).

“Estamos chegando à fase final do evento e o funil vai apertando! Além de fortes tecnicamente, os surfistas que chegaram longe no evento trabalharam muito bem suas estratégia com os vídeos. A prova de fogo será agora, onde veremos quem tem as melhores performances guardadas na manga para apresentar nas baterias da semifinal e final”, declara Gustavo Duccini, CEO da Surf Open League, idealizadora do inédito campeonato mundial online.

“Todos os semifinalistas me impressionaram bastante. Thiago Camarão comprovou ser do nível de qualquer atleta do CT, assim como Ian Gouveia. Lucas ‘Chumbo’ confirmou ser um surfista completo em qualquer condição, e Renan Pulga atropelou com grandes performances, que deixaram grandes nomes do surfe brasileiro para trás”, conclui Duccini.

A inédita competição tem tido grande repercussão nos meios de comunicação e sucesso de audiência nas redes sociais. “O evento virtual está se mostrando bem ágil. Esse formato proposto pela SWS é muito dinâmico e proporciona bastante visibilidade aos atletas. Acredito que estamos plantando uma semente que vai dar muitos frutos”, acrescenta Pedro Falcão, diretor executivo da Abrasp.

Batalhas das quartas de final

As baterias do quinto round foram definidas nesta quarta-feira, e puderam ser acompanhadas através do Instagram @surfwebseries. Além dos quatro juízes, o público também votou nas performances de seus surfistas favoritos. Quatro atletas encerraram sua participação nessa fase e terminaram o evento na quinta colocação geral, recebendo R$ 1 mil de premiação.

1ª bateria:

Krystian Kymerson (ES) x Renan Pulga (SP)

A abertura das quartas de final reuniu dois surfistas que vinham se destacando na competição desde o primeiro round.

O capixaba Krystian Kymerson colocou em prática seu ataque aéreo. Ele voou alto num alley–oop (manobra em que o surfista decola da onda e faz um movimento de rotação no ar em 360º, sem segurar a prancha), para depois concluir sua apresentação nas areias da Praia do Ulé, em Guarapari( ES).

A resposta de Renan Pulga foi com mais um tubo impressionante surfado em Camburi (SP). Mostrando uma técnica apurada, Pulga dropou por trás de uma direita pesada para entubar profundo e sair com velocidade para vencer o confronto.

“Está surreal esse campeonato. Temos que escolher bem as ondas e jogar duro o máximo possível para avançar de fase”, afirma Pulga, garantido na semifinal.

2ª bateria:

Lucas Chianca (RJ) x Fabrício Bulhões (BA)

Lucas Chianca vem trilhando seu caminho nas baterias do evento por Saquarema (RJ), lugar que conhece como poucos. “Voltar a vestir a lycra de competição, mesmo que seja virtualmente, é bom demais”, declara Chianca de dentro do avião, enquanto retornava de Portugal para o Brasil após encarar as bombas de Nazaré.

Dessa vez, Chianca optou por um tubaço para a direita, deixando a placa cair à sua frente e saindo limpo para confirmar a vitória e a vaga na semifinal.

3ª bateria:

Ian Gouveia (PE) x Willian Cardoso (SC)

O “surfe demolição” do catarinense Willian Cardoso destruiu a direita de Balneário Camboriú (SC). Panda desferiu quatro manobras fortes e perfeitamente encaixadas.

Destaque para o segundo movimento, snapback (que mereceu replay). A rapaziada que acompanhou a performance sentada no outside chegou até a perder a série e tomar na cabeça.

Já Ian Gouveia continua proporcionando grandes momentos no evento com tubos alucinantes em Maresias (SP).

O pernambucano, que cresceu em Santa Catarina e atualmente mora no litoral paulista, mostrou que domina a arte de entubar de backside utilizando a técnica em “grab rail”. Mais um cilindro cavernoso para o filho do “Fia”, que saiu do tubo direto para a semifinal da competição.

4ª bateria:

Thiago Camarão (SP) x Léo Casal (SC)

Dessa vez, o catarinense mudou de estratégia e atacou uma esquerda na praia do Tombo, Guarujá (SP), com um aéreo bastante alto e de rotação completa.

A resposta do experiente Thiago Camarão veio das profundezas cilíndricas de Maresias, com um super tubo quadrado e surfado com maestria pelo local do pico. Resultado: Camarão garantido nas semifinais.

Semifinais definidas

As disputas que apontarão os dois finalistas do 51 Ice E-Pro Brasil 2020, apresentado pelo Curta + Floripa, começam nesta quinta-feira (5), a partir das 10 horas (de Brasília). No primeiro confronto, Lucas Chianca encara Thiago Camarão. Na outra chave, Renan Pulga duela contra Ian Gouveia .

Para assistir e votar, acesse o Instagram @surfwebseries.

Exit mobile version