Freds Wave

A piscina raiz

Já que o assunto são ondas artificiais, relembre a peripécia de Fred Coblyn, homem que criou uma piscina "raiz" no quintal de sua casa em Java, Indonésia.

0
Fred Coblyn com a invenção em 2014: seu paradeiro atual é desconhecido.

A partir desta quinta-feira (19), os principais surfistas do mundo desembarcam em Lemoore, Califórnia (EUA), para o Freshwater Pro, etapa do Championship Tour realizada na piscina de ondas desenvolvida pelo onze vezes mundial Kelly Slater.

A ideia de criar uma onda artificial, longe do oceano, permeia a cabeça do ser humano há décadas e esta semente também foi plantada em 2014 na Indonésia, arquipélago que possui as ondas mais perfeitas do planeta.

Há cinco anos e sem ter ideia da perfeição que a tecnologia de ondas artificiais atingiria em breve, o entusiasta Fred Coblyn criou um protótipo no quintal de sua casa, na ilha de Java, a três horas distante do oceano.

A máquina era impulsionada a partir do arranque de uma velha caminhonete, no que o criador chamou de “Freds Wave”. Cidadão do mundo, Coblyn nasceu na Austrália, mas viveu anos entre a Holanda e Indonésia. A ideia de criar a piscina surgiu depois de uma viagem às ilhas Mentawai.

Depois de gastar milhares de dólares e muito esforço no projeto, o criador chegou a lançar a “Fred Island”, fazendo a cabeça da molecada local. Mas ele desistiu da ideia alguns anos depois e seu paradeiro nos dias de hoje é desconhecido.

Relembre a peripécia de Fred Coblyn nos vídeos abaixo: