Uma nova piscina de ondas está em desenvolvimento em Agocho, Shima, na província costeira de Mie, Japão. Com inauguração prevista para o verão de 2026, a piscina será a quarta em grande escala a ser construída no mundo, segundo o site The Inertia.
Com 220 metros de comprimento por 100 metros de largura, a piscina será equivalente em tamanho à piscina Boa Vista Village em São Paulo, Brasil. A nova instalação terá a capacidade de gerar 200 tipos diferentes de ondas, proporcionando surfe para todos os níveis, desde iniciantes até profissionais.
Ainda de acordo com o The Inertia, a piscina será um marco para o desenvolvimento do surfe no Japão. Além de oferecer uma experiência de surfe artificial de alto nível, a instalação também será utilizada para outros fins.
A variedade de ondas permitirá que atletas treinem em diferentes condições, se preparando para competições internacionais. O local poderá ser palco de competições, desde eventos locais até campeonatos nacionais e internacionais. O empreendimento oferecerá um ambiente seguro e controlado para que pessoas de todas as idades aprendam a surfar.
A piscina também será utilizada para preparar atletas juniores para as Olimpíadas de LA 2028 e Brisbane 2032. O Surf Stadium no Japão já foi utilizado para competições e treinamentos olímpicos, inclusive pelas equipes olímpicas de surfe dos EUA e do Japão antes das Olimpíadas de Tóquio 2020.
O local se tornará um centro de desenvolvimento para o país asiático, atraindo surfistas de todo o mundo. Atualmente, a incorporadora está em processo de aquisição do terreno. O projeto ainda está em fase inicial.
Fonte The Inertia