A construção do surf park La Bergerie Surf Camp num terreno agrícola em Saint-Père-en-Retz, França, gerou conflitos que se intensificaram e dividiram a comunidade local.
Enquanto um grupo local de agricultores apoia o projeto que promete trazer à região uma piscina de ondas com a tecnologia American Wave Machines – a mesma utilizada em Waco (EUA) – e atrair 100 mil visitantes por ano, o Terre Communes, um grupo ativista que trabalha para preservar terras agrícolas em França, opõe-se ao projeto devido a questões ambientais. O grupo chegou a ocupar os terrenos para impedir a construção do surf park.
O projeto conta uma piscina com capacidade de produzir ondas de 20 segundos de duração, num total de 18 ondas por cada sessão de 60 minutos, que variam desde alguns centímetros de altura até os 2 metros, mas o grupo ativista não recebeu o projeto com grande entusiasmo.
Enquanto os agricultores locais apoiam a construção do surf park, que conta também com o apoio da Federação Francesa de Surf, o grupo ativista está determinado em boicotar a sua construção, o que levou a uma calorosa discussão entre os dois grupos, inclusive deixando feridos.
A tensão é evidente e virou notícia nos canais televisivos franceses. Dividida, a comunidade local mostrou ser capaz de recorrer à violência para defender seu lado.
Fonte: Surf Total.