BSR Surf Resort

Waco prepara abertura

Fechada depois da trágica morte de Fabrizio Stabile, piscina de ondas de Waco volta às atividades no dia 22 de março.

0
Segundo o proprietário do resort, a piscina ganhou um sistema de filtragem de última geração.Ellis
Segundo o proprietário do resort, a piscina ganhou um sistema de filtragem de última geração.

Inaugurado em maio do ano passado e fechado depois da morte do surfista Fabrizio Stabile, o BSR Surf Resort vai reabrir ao público no dia 22 de março em Waco, Texas (EUA).

Em setembro de 2018, Stabile não resistiu ao contrair uma “ameba que come cérebro” dias depois de visitar a piscina de ondas em Waco, que acabou fechada para manutenção durante o inverno nos EUA.

Segundo Stuart Parsons, proprietário do resort, a piscina ganhou um sistema de filtragem de última geração para evitar que novas tragédias aconteçam.

“Antes de tudo isso eu não tinha ideia do que era uma ameba, e acho que só Deus sabe onde o surfista pode ter contraído. Mas o que eu sei é isto: meus filhos entram nessa água, eles continuam a entrar nessa água, e eles a bebem como antes. E nós colocamos um novo sistema de filtragem de última geração”, comenta Parsons, em entrevista ao site Surfline.

Outra mudança revelada pelo proprietário será a cor da água. Antes, se a piscina chamava a atenção por causa da cor azul tingida, o dono do BSR Surf Resort garante ondas cristalinas e ainda maiores para o final deste mês.

“A única reclamação que eu já ouvi alguém dizer sobre o BSR no passado foi que a nossa água tinha uma cor estranha. Mas agora vamos ter tubos azuis e cristalinos, e acho que isso vai levar algumas mentes à loucura”, conta.

“Não posso entrar em detalhes sobre o que fizemos exatamente, mas os desenvolvedores reprogramaram tudo. E, além de água cristalina, que vai ficar bonita, também vai ser uma onda melhor por causa das melhorias que fizemos. Teremos mais ondas, ondas maiores… Uma grande melhoria”, promete Parsons.

Vários Tops da elite mundial já estiveram em Waco antes de a piscina ser fechada. Dentre os brasileiros, destaques para sessões de Gabriel Medina, Yago Dora e Michael Rodrigues (vídeos abaixo).

Parsons também comentou sobre o incidente com Stabile. “Em um artigo sobre a sua morte, alguém disse nos comentários que ele provavelmente salvou um monte de vidas, porque era algo que ninguém conhecia. Agora eles estão escrevendo regras e leis e todo tipo de coisas sobre como construir essas máquinas, então acho que as coisas boas vão sair do que aconteceu”, afirma.

“Muitas coisas foram aprendidas de nossa parte e da American Wave Machines. Para qualquer outra pessoa construir uma piscina de ondas e não ter nenhum problema, isso seria um milagre. E eu sei que os surfistas se arriscam quando entram no oceano, os tubarões podem pegá-los e tudo mais, mas todos podem ter certeza de que quando se trata da qualidade da água na BSR, eles não encontrarão nada melhor”, acrescenta.