Farewell Concert 1968

Cream ao vivo faz história

Concerto histórico do grupo inglês Cream balança o Royal Albert Hall em Londres em 1968, com show do trio formado por Eric Clapton, Ginger Baker e Jack Bruce.

0

Em 1968, o Royal Albert Hall de Londres era visto pela maioria das pessoas como o lar da música clássica do Reino Unido. Apesar de sediar shows dos Rolling Stones, The Beatles, Bob Dylan e outros músicos nos cinco anos anteriores, e embora houvesse shows de rock antes, nunca houve um show de rock tão intenso e significativo quanto o de 26 de novembro de 1968, quando o Cream se despediu oficialmente como banda.

Em seus dois anos de existência, o sucesso do trio foi fenomenal. Eles conquistaram a América, se desentenderam e redefiniram o que um trio de rock com sensibilidade ao blues poderia alcançar. Não há banda que seguiu o Cream com uma maquiagem semelhante e que não tenha sido influenciada por eles. O Cream se tornou a inspiração para que viria ser o heavy metal, e mesmo assim seu respeito pelo blues e o enorme talento musical de Jack Bruce para a composição sempre deram a eles uma vantagem sobre os rivais.

Antes de tocar duas noites no Royal Albert Hall, o Cream completou uma extenuante turnê de 19 cidades pela América, antes das duas noites consecutivas em 25 e 26 de novembro. Meses antes de lançar seu brilhante disco de estréia e usar Something Coming, de Leonard Bernstein, do filme West Side Story como o destaque de seu set, e Taste, a banda de Rory Gallagher, que como o Cream era um trio e que também estava mergulhado no blues.

O set de Cream incluiu covers de blues clássicos como I’m So Glad (Skip James), Sitting on Top of the World (Mississippi Sheiks), Cross Roads (Robert Johnson), Steppin’ Out (Memphis Slim ) e Spoonful (Howlin’ Wolf). Estes clássicos foram complementados pelas próprias composições da banda, White Room, Politician, Toad, com o longo solo de bateria de Ginger Baker e, claro, Sunshine of Your Love, a música que quebrou o Cream na América e que foi imortalizada por Jimi Hendrix.

Os shows de despedida do Cream foram filmados por Tony Palmer e, no ano seguinte, seu documentário foi transmitido na BBC com grande aclamação da crítica. Foi originalmente planejado para lançar os shows como um álbum duplo. Mas, eventualmente, a ideia foi descartada e, em vez disso, Goodbye foi lançado em fevereiro de 1969 com algumas músicas ao vivo e três gravadas no IBC Studios em Londres em outubro de 1968. As faixas ao vivo foram tiradas de um show no LA Forum em outubro de 1968.

Embora os shows de despedida do Cream talvez não tenham sido os melhores, não há como negar sua importância, tanto no folclore da banda quanto no rock em geral. Como uma banda pode durar pouco mais de dois anos, fazer tanto sucesso e depois se separar? Na verdade, o que eles estavam fazendo era estabelecer um modelo de outro tipo. Todo o negócio dos supergrupos provou ser a coisa nos anos 70, começando com Blind Faith, que Eric Clapton e Baker formaram com Steve Winwood e Ric Grech no início de 1969.

Fonte U Discover Music