O festival itinerante Fluxxo inicia-se nesta quata-feira (6), em São José do Rio Preto, com uma programação gratuita de shows e oficinas.
Será uma turnê de 19 dias, com cinco novas bandas circulando por seis cidades do estado de São Paulo: São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Sorocaba, São José dos Campos, São Paulo e Santos – onde o Fluxxo se encerra, em 23 de fevereiro.
Nesta primeira edição do festival, a ideia é fazer circular a novíssima música feita no Brasil. Ou seja, fornecer a primeira grande experiência de estrada para cinco bandas selecionadas através do edital anunciado em novembro do ano passado. As bandas que cairão na estrada são: Meire D’origem, Obinrin Trio, Judas no Deserto, Sujeito Coletivo e Suco de Lúcuma.
Outro objetivo do Fluxxo é reunir profissionais do mercado musical (artistas, produtores, técnicos, comunicadores) para se conhecer e trocar. Além dos shows, o Fluxxo contará com oficinas teóricas e práticas sobre temáticas que envolvem o mercado musical, como: oficina de live P.A. e políticas culturais do estado – veja a programação abaixo.
“Acreditamos na experiência partilhada enquanto força transformadora para um mercado mais democrático e plural; onde as conquistas individuais sejam parte de um ganho coletivo para o cenário musical independente. Por isso, buscamos e fomentamos formas de conhecimento e expertises dentro de uma rede de trocas. Encarando, assim, o desafio de tornar as relações profissionais mais humanizadas, honestas e reais”, afirma André Rigotto, idealizador do Fluxxo ao lado de Marília Jordão e Rafael Forte.
“O Fluxxo nasce como uma plataforma interativa que visa promover a troca entre agentes e profissionais do cenário de música independente. Trata-se de um satélite potencializador da fresh music nacional”, completa Rigotto.
Para saber mais, acesse o perfil @fluxxo.cc no Instagram ou a página do festival no Facebook.