Live in Maui é um álbum da Jimi Hendrix Experience que documenta sua performance ao ar livre em Maui, Havaí, em 30 de julho de 1970. Ele marca o primeiro lançamento oficial dos dois sets completos de Hendrix gravados durante as filmagens de Rainbow Bridge (1971). ] O conjunto de dois CDs e três LPs foi lançado em 20 de novembro de 2020, junto com um documentário em vídeo intitulado Music, Money, Madness… Jimi Hendrix in Maui.
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Sua apresentação em Maui foi a penúltima do trio nos EUA durante a última turnê The Cry of Love. Durante o primeiro set, eles tocaram principalmente músicas dos álbuns de estúdio Experience e Band of Gypsys. O segundo conjunto contém principalmente músicas novas que Hendrix estava gravando para um planejado quarto álbum de estúdio.
Embora tanto o filme Rainbow Bridge quanto o álbum de 1971 identifiquem o artista como “Jimi Hendrix”, Live in Maui lista “a experiência Jimi Hendrix” com Mitch Mitchell na bateria e Billy Cox no baixo. Apesar de afirmar ser uma trilha-sonora, o álbum Rainbow Bridge não incluiu nenhuma das apresentações de Hendrix em Maui.
Várias músicas fortemente editadas, totalizando 17 minutos, foram lançadas pela primeira vez com o filme Rainbow Bridge. Músicas adicionais foram lançadas no box set The Jimi Hendrix Experience (2000) (um medley de Hey Baby / In from the Storm) e Voodoo Child: The Jimi Hendrix Collection (2001) (Foxey Lady).
O trio realizou dois sets de 50 minutos; no entanto, houve problemas técnicos, em parte devido aos ventos fortes nas antigas pastagens desprotegidas. Para as partes usadas no filme Rainbow Bridge, Mitchell regravou suas partes de bateria no Electric Lady Studio em Nova York em 1971, mas Hendrix não teve mais contribuições.
Recepção critica
Em uma crítica para AllMusic, Mark Deming deu ao Live in Maui uma classificação de quatro de cinco estrelas. Ele notou as condições de gravação nada ideais e acrescentou:
As gravações de Maui não mostram Hendrix explorando muito em termos de algo novo, mas ele está em excelente forma, alegremente relaxado e totalmente engajado ao mesmo tempo, e a bateria de Mitch Mitchell é, como sempre, um excelente contraponto para Jimi. melodias e ataque instrumental, enquanto o baixo sutil, mas sólido, de Billy Cox ancora essa música melhor do que seu antecessor, Noel Redding.
Hugh Fielder, escrevendo para Classic Rock, também comentou sobre os problemas de gravação, o que fez com que as gravações de Maui fossem preteridas por anos em favor das apresentações de Hendrix no Atlanta International Pop Festival (1970) (último lançamento Freedom: Atlanta Pop Festival, 2015 ) e Festival da Ilha de Wight 1970 (Blue Wild Angel, 2002).
No entanto, ele observou que “agora a mais recente tecnologia de áudio digital permitiu que eles fossem atualizados (quase)” e deu ao álbum três e meia de cinco estrelas. Mas, ele sentiu que “o segundo set é mais solto e às vezes corre o risco de desmoronar, antes de Hendrix acordar e rasgar Stone Free”.
Setlist
Devido às dificuldades de gravação, a sequência do álbum difere um pouco da performance real. O primeiro set abriu com Spanish Castle Magic e Lover Man, antes de Hey Baby (New Rising Sun) e Message to Love seguirem In from the Storm.
Mitchell regravou as partes da bateria em 1971 em Hey Baby (ambos os sets), In from the Storm, Foxy Lady, Hear My Train A Comin (primeiro set), Voodoo Child (Slight Return ), Purple Haze e Star Spangled Banner; as partes originais da bateria estão incluídas na balança.
Todas as músicas foram escritas por Jimi Hendrix, exceto Sunshine of Your Love, Star Spangled Banner e Hey Joe.
Fonte Wikipedia